Na dinâmica do mercado de marketing para negócios, os eventos se consolidaram como uma ferramenta poderosa de marca com os seus stakeholders. São momentos únicos para gerar conexão por meio de uma curadoria de conteúdo feita sob medida para o seu público – vital em um mundo saturado de informações.
A nossa experiência com o iFood Move, maior encontro de restaurantes da América Latina, ilustra como eventos podem ser um recurso estratégico de marketing b2b (business to business) para empresários de todos os tamanhos. Desenvolvido para atender as necessidades dos restaurantes, um nicho com desafios e oportunidades muito particulares, o Move se tornou um espaço customizado para ajudar no crescimento e fortalecimento dos negócios.
A lógica de qualquer evento precisa ser a de oferecer conteúdo relevante e diversificado, que combine inspiração e prática, tudo feito com base nas necessidades e anseios do público-alvo. A programação tem que ser ampla, como se fossem diferentes ‘editorias’ de conteúdo. No caso do Move, as palestras abordam inovações tecnológicas, tendências de mercado, operação no setor de delivery e food service, melhorias de gestão, alavancas para crescimento e atração de clientes, sempre com foco em oferecer soluções concretas para quem quer se destacar nesse cenário competitivo.
A primeira edição foi fundamental para entender que uma boa curadoria requer um balanço entre o inspiracional, com os grandes nomes que trazem um efeito ‘uau’ e ajudam a abrir a cabeça, lançar novas ideias, mas também com nomes nichados, capazes de gerar insights que o restaurante vai poder aplicar imediatamente na operação.
Já em sua segunda edição, que acontece nos dias 5 e 6 de agosto, no São Paulo Expo, o evento se consolida como um encontro de referência para o setor e exemplifica como um evento B2B pode ser colocado estrategicamente no calendário anual de uma empresa, não apenas como um ambiente educacional de trocas de informações ou aproximação de stakeholders, mas como uma plataforma de crescimento, de conexão e de negócios.
O evento solidifica a visão de que proporcionar um ambiente de colaboração e cocriação é fundamental para o sucesso de longo prazo no ambiente B2B. Esse enfoque especializado fortalece a marca, posicionando-a não apenas como uma prestadora de serviços, mas como uma parceira estratégica para o sucesso e futuro de seus públicos de interesse.
Marketing B2B
Na coluna de Beatriz Pentagna conheça estratégias de marketing B2B. Diretora de Marketing para Restaurantes no iFood, a profissional fala sobre escuta ativa e parcerias estratégicas