Causa nobra

Vibra lança "loja de inconveniência" para expor dados sobre violência sexual infantil

Experiência imersiva na Avenida Paulista revela que menos de 10% dos casos são denunciados

São Paulo - Uma causa nobre fez a Vibra criar uma nova experiência imersiva em São Paulo: batizada “loja de inconveniência”, a estrutura montada pela marca de energia se assemelha às “vendinhas” de postos de gasolina, mas “produtos cotidianos” não é bem a sua oferta.

Ao invés disso, a “loja de inconveniência” da Vibra busca conscientizar a população para dados alarmantes sobre a violência sexual infantil. Dados usados pela marca e coletados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), apenas 8,5% dos casos são denunciados às autoridades, e um levantamento da Polícia Federal (PF) encontrou 17 mil pontos vulneráveis a casos do tipo nas estradas brasileiras.

Experiência imersiva da “loja de inconveniência” faz a Vibra tocar em ponto contencioso de discussão

Imagem mostra um dos "produtos" da loja de inconveniência da Vibra em São Paulo
Imagem: Vibra/Divulgação

Apresentada de uma forma comum à rotina dos brasileiros, a “loja de inconveniência” da Vibra será instalada dentro do Shopping Cidade São Paulo. A ideia é que a aparência da loja – e os produtos reembalados – tragam dados sobre a violência sexual infantil e, com sorte, chamar a atenção do público visitante.

Mas nem só de dados alarmantes vive a estrutura. A ideia é que o visitante que passar por ela tenha uma “experiência de compra”, similar a passear pelas gôndolas de um mercado de bairro. Ao final do percurso, um incentivo à mobilização pública é disponibilizado na forma de orientações sobre como denunciar casos do tipo, quais autoridades são as mais competentes e as vias mais rápidas para investigação.

O combate à violência sexual contra crianças e adolescentes é um compromisso inegociável da Vibra. A ação da Loja de Inconveniência reflete nosso propósito de unir forças para transformar essa realidade dolorosa e muitas vezes invisibilizada. A informação é uma ferramenta poderosa de mobilização, e estamos utilizando todos os nossos recursos para sensibilizar e engajar a sociedade na luta contra essa violência inaceitável“, afirma Ernesto Pousada, CEO da Vibra.

Conscientização por meio da imersão é a proposta da Vibra

Imagem da loja de inconveniência da Vibra, no shopping Cidade São Paulo
Imagem: Vibra/Divulgação

A montagem da sua “loja de inconveniência” não veio como uma inspiração aleatória à Vibra. A marca opera os postos da rede Petrobrás e, uma vez que eles estão disponibilizados por todo o Brasil, os dados mencionados pela PF mais acima lhe são especialmente alarmantes.

Isso porque, dos 17 mil pontos de vulnerabilidade identificados pela autoridade federal, quase 4,8 mil são postos de combustível posicionados em estradas. Devido à grande e constante circulação nesses estabelecimentos, o monitoramento policial torna-se uma tarefa mais complicada.

Por esse motivo, as prateleiras, gôndolas, geladeiras, mostruários e até os próprios funcionários da loja foram cuidadosamente planejados para ir além da exposição de dados alarmantes: a ideia é traduzir uma sensação de incômodo e mostrar uma parcela do impacto da violência sexual — especialmente no público infantil.

Isso tudo é feito de forma prática, porém natural: visitantes seguirão um percurso pré-definido, com uma narrativa que se inicia no número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes e se desenvolve até a convocação à denúncia e depoimento sobre a experiência.

Vale destacar que todos os produtos contêm o número de denúncia e os canais complementares (Disque 100).

Na seção de mercearia, por exemplo, visitantes encontrarão embalagens de pano de chão com os dizeres: “Não passe pano para parentes, 71,5% dos casos de violência sexual são cometidos por eles”, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública Boletim Epidemiológico de 2023.

Já na seção de brinquedos e jujubas, encontra-se dados sobre o que acontece com as crianças depois de sofrerem violência sexual, como depressão, dissociação, TDAH, transtornos alimentares, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, de acordo o levantamento feito pela Childhood Brasil. 

A “loja de inconveniência” da Vibra ficará aberta ao público entre os dias 20 e 23 de março de 2025.

Rafael Arbulu Redator
Redator
Jornalista com (quase) 20 anos de experiência cobrindo tecnologia, entretenimento e negócios, e especialista em conteúdo SEO.