Em mais uma ação, no mínimo, inusitada, o Burger King usou o Google Maps para “hackear a concorrência” e oferecer descontos aos seus clientes. Embora a ideia soe muito como uma cena do filme “Swordfish”, ela é bem mais simples do que parece.
Dentro do app de localização do Google, há uma função gratuita chamada “Local Guide”. Nela, usuários postam fotos, avaliações e outras ponderações sobre os estabelecimentos comerciais que visitam. O que o “BK” fez foi entrar nesses testemunhos do Maps e publicar fotos e comentários próprios, com cupons de desconto de suas próprias refeições.
Promoção do Burger King usou o Google Maps para transformar desvantagem em benefício
Reconhecendo a sua própria limitação, o Burger King disse, em comunicado, que é uma marca menos buscada que a concorrência no Google Maps. A empresa especificamente citou os maiores orçamentos disponíveis para eles terem melhores posições nos buscadores do Google — uma premissa intitulada “Otimização de Mecanismo de Busca”, ou simplesmente “SEO”, amplamente buscada por qualquer marca presente na internet.
Entretanto, o que poderia significar uma derrota ao BK no campo virtual, acabou virando vantagem em uma campanha bem criativa: “a ideia é simples: se você não é a marca mais buscada no Google, tente ser a mais comprada“, disse Igor Puga, VP de Marketing da Zamp, proprietária das marcas Burger King e Popeye’s no Brasil.
Segundo o Burger King, cada foto concorrente no Google Maps foi clicada e publicada de forma granular, usando mais de 1.000 lojas concorrentes em 24 estados do Brasil. Veiculada no último dia 15, a ação rendeu bons frutos para o BK, que viu clientes da concorrência “migrando” para os seus restaurantes e fazendo pedidos pelos seus lanches.
O Promoview procurou a assessoria de imprensa do Burger King para saber, em números práticos, o quão positivo foi o resultado da ação. Até a publicação desta matéria, no entanto, os números finais ainda não foram consolidados.