Com patrocínio do Promoview, o Mapa dos Festivais se uniu com a Walk The Talk para lançar o estudo “Mapa dos Festivais: Panorama 2024”. A maior pesquisa já realizada sobre festivais de música no Brasil mapeia o setor de forma aprofundada, analisando eventos, artistas, marcas e o comportamento do público, além de identificar tendências que vão nortear o mercado em 2025.
A pesquisa revelou que, para 21% dos entrevistados, a infraestrutura de um festival influencia mais na decisão do público que o line-up (11%) ou o preço dos ingressos (10%). A experiência no evento vai além da música, e elementos como conforto, segurança, alimentação de qualidade e facilidade de acesso são determinantes.
Da mesma forma, 67% dos entrevistados apontaram a qualidade da infraestrutura como essencial para uma experiência positiva. Para a indústria, esse é um dado essencial, pois reforça que a experiência do evento vai muito além da programação musical.
“Ou seja, muitos dos gargalos que vemos nos festivais, como filas intermináveis, banheiros em más condições e dificuldades na saída do evento, são determinantes para a experiência do público”, conta Juliana Simão, Partner da Walk The Talk durante evento de lançamento.
Metodologia
O estudo Mapa dos Festivais: Panorama 2024 combinou três técnicas para garantir precisão e representatividade. A pesquisa mista inclui mapeamento de eventos, entrevistas quantitativas e grupos focais, abrangendo todas as regiões do Brasil:
- Mapeamento de festivais: 402 eventos analisados, cobrindo todos os gêneros (rock, eletrônica, sertanejo etc.) e portes (grandes a pequenos);
- Dados coletados de todas as regiões, com destaque para o crescimento de 69 festivais em primeira edição;
- Pesquisa quantitativa: 1.170 entrevistados que frequentaram ao menos 1 festival em 2024;
- Amostra representativa de 18 a 54 anos, classes sociais (A, B, C), gênero, etnia e região;
- Campo realizado entre 29 de dezembro de 2023 e 10 de janeiro de 2024;
- Grupos focais com superfãs de festivais, divididos em duas faixas etárias: 18–30 anos e 30–45 anos.