Docile e Melissa anunciaram recentemente a primeira parceira da história da marca de doces. O fruto da collab é uma nova bala de gelatina, que chega com uma promoção inédita da categoria, cupons e prêmios.
Essa junção se originou em um movimento estratégico da Docile, que enxergou na tendência das collabs uma forma de trocar atributos e valores com outras marcas. “Traçamos um plano para identificar marcas que compartilhassem os mesmos valores, posicionamento e público-alvo da Docile. A Melissa foi a primeira que veio à mente, pois sempre buscamos uma parceria que fosse coerente e alinhada à nossa estratégia“, revela Jaqueline Hartmann, Gerente de Marketing da Docile em entrevista ao Promoview.
A aproximação começou a se desenhar no ano passado, por conta das enchentes do Rio Grande do Sul, onde fica a sede principal da Docile. “A Melissa, também gaúcha, foi um ponto de conexão nesse contexto. Durante um evento de marketing, surgiu a ideia: por que não unir duas marcas tão vibrantes e coloridas para criar um produto juntas? Foi uma decisão baseada em valores e no que as duas marcas poderiam construir”, acrescenta.
A colaboração
O produto, disponível em embalagens de 70g, já está nos pontos de venda que comercializam Docile em todo o país. Além de se deliciar com o doce, o consumidor ganha adesivos colecionáveis, 15% de desconto na compra de produtos Melissa e concorre a pares da Melissas Possession.
“Um dos desejos dos consumidores da Melissa sempre foi transformar o cheirinho da marca em um produto. Conseguimos representar isso na bala de gelatina, com formatos que evocam essa emoção, como o coraçãozinho e a letra ‘M'”, explica a profissional.
A Melissa já havia realizado collabs com O Boticário e outras marcas renomadas mas, para a Docile, esse foi um passo inédito e estratégico. Um dos objetivos era de se conectar com o público jovem, da marca de calçados e, ao mesmo tempo, também conquistar uma audiência mais madura com base na nostalgia.
“Esse é um tema relevante no branding atual. A ideia era garantir que os consumidores da Melissa também valorizassem a Docile, e vice-versa. Para a Melissa, a parceria também fortalece a relação com seus clientes, oferecendo um produto exclusivo em suas lojas. Criamos dois formatos de venda: um exclusivo para as franquias da Melissa e outro para supermercados em todo o Brasil”, diz Jaqueline. Na Melissa, os clientes que compram um produto da marca ganham uma embalagem Docile. Já no varejo, os clientes podem comprar diretamente o produto.
Parceria no offline
Como forma de expandir o conhecimento sobre a collab e criar mais laços entre as duas comunidades, a Docile participou do tradicional evento de lançamento de coleção da Melissa no sábado (22), na loja conceito da Oscar Freire, em São Paulo.
A marca de guloseimas esteve presente com uma experiência imersiva, distribuição de doces, brindes e cupons para engajar todos os convidados. “Temos um compromisso de levar doçura e gentileza ao mercado. Para isso, criamos ativações que transmitam esse conceito. No Planeta Atlântida, por exemplo, desenvolvemos um baleiro gigante, onde o público interagia e recebia prêmios – desde produtos Docile até brindes da Melissa. A ativação se tornou um ícone da marca e foi replicada na loja conceito da Melissa“, relembra a gerente de marketing.
O objetivo do evento era gerar impacto e engajamento, criando uma experiência memorável para os consumidores. Mais de mil pessoas passaram pela ativação, que incluiu degustação de produtos e um momento especial para celebrar a parceria.
Impacto da parceria
Esse projeto é um marco na história da Docile. Segundo Jaqueline Hartmann, a parceria elevou a marca a um novo patamar: “a ação foi pensada estrategicamente para consolidar a presença da Docile no mercado e garantir que a colaboração não fosse apenas uma tendência passageira, mas sim um projeto de construção de marca sólido. Desde o lançamento, tivemos uma aceitação incrível por parte do público, que reconhece a consistência e o valor dessa colaboração”.
Eventos e a importância do Live Marketing
As experiências de marca são fundamentais para a Docile e as iniciativas se materializam por meio da missão de “ser doce para criar um mundo mais doce”. A empresa trabalha em diversas frentes estratégicas que buscam fortalecer a marca, desde campanhas institucionais até o lançamento de produtos inovadores e a presença em eventos.
“Na busca por parcerias e patrocínios, escolhemos eventos que tenham nosso público-alvo, mas onde também possamos gerar impacto real. Não entramos em eventos para fazer o básico. A Docile é uma marca inovadora, disruptiva e com atitude. Nosso papel no marketing é captar essa essência e transformá-la em ações significativas para o consumidor, criando conexões genuínas e agregando valor”
Jaqueline Hartmann, Gerente de Marketing da Docile
Jaqueline ainda acrescenta: “uma marca precisa ter um atributo claro de diferenciação, e o que torna a Docile especial é exatamente esse tipo de atitude. Nos últimos dois anos, fomos a marca que mais cresceu em awareness. Portanto, não se trata apenas do STU, do Planeta Atlântida ou da Melissa, mas de espalhar doçura e gentileza em qualquer lugar.“
STU Pro Tour
Esse é o terceiro ano em que a Docile marca presença no STU, reforçando a parceria com o evento. A marca esteve lá com distribuição de doces, ativações de experiência e espaço personalizado para receber e engajar o público presente. Em 2023, a empresa participou de uma etapa da competição realizada também em Porto Alegre e, no ano passado, esteve no STU Pro Tour Rio e STU Super Finals em São Paulo.
“O evento conta com a participação da nossa principal embaixadora, a Rayssa Leal. E entendemos que um embaixador é diferente de um influenciador. Ele faz parte da marca. Por isso, é importante para a Docile estar presente em todos os momentos em que a Rayssa espalha sua gentileza e doçura”, aborda a profissional de marketing.