Nova ação

Quem são as "tentantes" que O Boticário vai exaltar em campanha de Dia das Mães

Nova ação da marca de cosméticos valoriza mulheres que ainda não são mães, mas não desistiram da gravidez

A maternidade segue como um sonho para muitas mulheres, e O Boticário decidiu reconhecer isso em sua nova campanha para o Dia das Mães: segundo a marca, neste ano de 2025, ela vai homenagear as “tentantes” – ou seja, mulheres que ainda não conseguiram ser mães, mas que seguem tentando criar uma família.

A campanha começa com um curta-metragem intitulado “Planos”, que foi lançado ontem (14) no YouTube. O vídeo propõe a oferta de espaço à voz das mulheres tentantes, já que o processo de “tentar engravidar” é comumente visto como uma jornada solitária. Além disso, um videocast dividido em quatro partes vai mostrar conversas com especialistas e convidadas em experiências reais, finalizado por um grupo dedicado no WhatsApp para a troca dessas experiências entre as participantes.

Campanha d’O Boticário sobre tentantes remonta à experiência de dores reais da maternidade

Imagem mostra cena do curta "Planos", parte da ação de O Boticário para as "tentantes" no Dia das Mães
Imagem: O Boticário/Reprodução

Em edições passadas do Dia das Mães, O Boticário promoveu campanhas voltadas a mães solo, sobre o cansaço de criar filhos e o julgamento materno. Agora, ao promover as mulheres que seguem alimentando o sonho de uma gravidez, a marca quer se posicionar como uma opção de acolhimento e troca de conteúdos.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, uma em cada seis mulheres tem dificuldade de engravidar. Por essa razão, o curta-metragem de O Boticário – regado ao som de “Dreams”, da banda The Cranberries – mostra o aperto emocional pelo qual passa uma mulher que busca uma gravidez, mas que sofre um prejuízo emocional grande a cada falha.

“Muitas tentantes passam pelo processo de tentar engravidar sozinhas, o que torna a dor ainda maior. O nosso objetivo com essa campanha é explicitar a realidade dessa jornada que, muitas vezes, não acontece da maneira como acreditamos e começa quando uma mulher projeta o sonho de ser mãe. Ao se deparar com a dificuldade para gestar, muitas mulheres internalizam a frustração e a culpa e vivem esse momento em silêncio”, comenta Carolina Carrasco, diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

“Abrir conversa sobre esse assunto é legitimar essa realidade, acolhendo genuinamente e dando visibilidade para pessoas e famílias que passam por esse processo. O filme de campanha retrata apenas um recorte das inúmeras realidades vivenciadas por elas; por isso, muito além de contar e elucidar essa história, iremos realizar iniciativas de acolhimento e informação para as mulheres tentantes.”

Carolina Carrasco, diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário

Além do curta, o videocast em quatro partes e o grupo de WhatsApp foram viabilizados mediante uma parceria entre O Boticário e a B2Mamy, uma das mais tradicionais comunidades de mães do Brasil. A ideia é oferecer diversas opções de espaço e compartilhamento de conteúdo para que, neste Dia das Mães, as tentantes sejam tão acolhidas quanto às mães mais experientes ou as de primeira viagem.

Todo esse material já está disponível desde o último dia 14: o grupo de Whatsapp tem uma limitação de até 200 membros, mas a página dedicada para inscrição ainda está aberta.

Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.