Uma pesquisa da Ilumeo revelou que 75% dos consumidores conhecem o selo eureciclo, o estudo também mostra que os selos sustentáveis já figuram entre os quatro fatores mais importantes na decisão de compra, superando até a recomendação de amigos.
O estudo destaca ainda que 86% dos entrevistados consideram essencial que produtos tenham certificação ambiental, e 85% acreditam que os selos são fundamentais para garantir processos de reciclagem eficazes.
“Os resultados reforçam que o selo eureciclo não é apenas um indicativo de compensação ambiental das embalagens, mas um verdadeiro símbolo de confiança e responsabilidade ecológica para os consumidores. Para as marcas, significa uma ponte para um público cada vez mais exigente e preocupado com o meio ambiente”, afirma Camila Bós Vidal, head de marketing da eureciclo.
Marcos Matos, CEO da empresa, reforça o impacto econômico e social dessa certificação: “Ao aderir ao selo eureciclo, as empresas investem para direcionar o equivalente aos seus resíduos gerados para reciclagem, remunerando as organizações de catadores e operadores, gerando impacto socioambiental positivo em toda a cadeia”. Ele enfatiza ainda que a transparência e a comunicação sobre esses processos são essenciais para engajar ainda mais consumidores nessa causa.
Sustentabilidade em ascensão: um compromisso coletivo
A pesquisa analisou os hábitos sustentáveis dos brasileiros, mostrando que 92% da população considera fundamental preservar o meio ambiente e que 67% já optam por produtos com selos de responsabilidade ambiental.
Além disso, 78% dos entrevistados afirmam reduzir a quantidade de lixo gerado e separar seus resíduos para reciclagem. O levantamento ouviu 2.722 pessoas entre 18 e 79 anos em todas as regiões do Brasil, no último trimestre de 2024.
O estudo revela ainda que o interesse por consumo consciente está cada vez mais presente em todas as classes sociais, especialmente entre os brasileiros com maior poder aquisitivo e nível de instrução. A classe A lidera esse movimento, impulsionando uma tendência de consumo verde que ganha força no mercado nacional.
Mais do que um selo, um compromisso com a reciclagem
Empresas que estampam o selo eureciclo em suas embalagens demonstram um compromisso real com a reciclagem. Através desse modelo, as marcas investem na reciclagem de volumes equivalentes aos das suas embalagens, promovendo um impacto ambiental positivo e gerando benefícios sociais para trabalhadores do setor. Esse investimento contribui diretamente para a estruturação e o desenvolvimento de cooperativas e centrais de triagem de resíduos.
“O selo eureciclo não apenas certifica o investimento na reciclagem, mas também gera impacto positivo para toda a sociedade. Como consumidores, temos o poder de impulsionar esse movimento ao escolher produtos com o selo e praticar o descarte correto dos resíduos”, completa Camila.