Sem tempo para reunião, irmão

Heineken lança app que “engana” chefes para você ver o futebol durante o trabalho

Criada para o público latinoamericano, campanha de app da Heineken tem parceria com os jogos da Liga dos Campeões da Europa

Em mais uma ação para reforçar sua parceria com o futebol mundial, a Heineken desenvolveu um app que permite ao público “dar um olé” nos chefes e escapar de videochamadas para assistir aos jogos da Liga dos Campeões da Europa (UEFA Champions League).

A ação, batizada “The Eyes Dribble”, é, ao menos por enquanto, direcionada ao público argentino — note toda a comunicação feita em espanhol castelhano — mas é bem criativa: basicamente, o app usa a inteligência artificial para sincronizar os movimentos de olhos dos usuários pela webcam. Assim, durante uma chamada, ele “imita” sua atenção à reunião, mas, na realidade, você está de olho no seu “Barça” em um clássico acirrado contra o Real Madrid.

App da Heineken é real e integra-se a ferramentas de escritório para funcionamento pleno

Imagem de divulgação da campanha "The Eyes Dribble" da Heineken, em parceria com a Liga dos Campeões da Europa
Campanha da Heineken aproxima a marca do fã de futebol latino americano com app para “enganar a chefia” (Imagem: Heineken/Divulgação)

Antes que você pergunte: sim, o Promoview testou a ferramenta. A boa notícia é que, apesar de parecer voltada apenas ao idioma espanhol (não há opção de idioma nas configurações), isso não parece ser um impeditivo para que o público brasileiro possa usá-la: basta ter o domínio do idioma.

Ao que tudo indica, a ideia é oferecer uma opção de assistir especificamente aos jogos da Liga dos Campeões exibidos durante o horário comercial (neste caso, entre meio-dia e 18h).

A comunicação da Heineken fala em “plugin” mas isso não é bem uma verdade: disponível para Windows e macOS, o app é um arquivo executável de quase 90 MB de tamanho, cujo download você faz pelo site oficial. Nele, tal arquivo instala a ferramenta em seu computador e, a partir daí, ela pode ser atrelada à aplicação de videochamadas da sua empresa — especificamente: Meets (Google), Teams (Microsoft) e Zoom (Zoom Technologies).

Lo siento, fãs do WhatsApp em vídeo, parece que vocês foram deixados de lado.

Desenvolvido pela Publicis Argentina e LePub Milão, o app da Heineken reforma a estratégia da marca em se aliar aos maiores eventos de esporte do mundo: embora ela não tenha direitos de transmissão dos jogos da Liga dos Campeões, ela é patrocinadora da competição europeia.

“Na Heineken sabemos que o futebol é uma paixão que não para, mesmo durante o horário de trabalho. Com o ‘The Eyes Dribble’, buscamos oferecer uma solução inovadora que permita desfrutar da UEFA Champions League sem perder o foco no trabalho.”

Fernando Sanz Nicuesa, Country Manager da Heineken para o Cone Sul

Não há informações da duração da campanha, mas é seguro presumir que ela deve persistir por toda a extensão da Liga dos Campeões da Europa. A saber, o certame começou em setembro de 2024 (17) e vai até maio de 2025 (31): o Liverpool lidera, e o “Barça”, que pode ou não ser o time favorito de algum membro deste site, segue em segundo.

Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.