Luta por igualdade

NIVEA Conecta promove inclusão produtiva de pessoas negras e LGBTQIAPN+

Programa une NIVEA, UNICEF e Feira Preta para capacitar jovens, gerar 3 mil vagas de trabalho e fomentar o empreendedorismo negro

A NIVEA ampliou seus esforços em programas sociais e anunciou a ampliação da plataforma NIVEA Conecta, voltado à inclusão produtiva de pessoas negras e públicos marginalizados, como a população LGBTQIAPN+, firmando parceria com a UNICEF e o Instituto Feira Preta.

A iniciativa faz parte de um estudo global que identificou altos índices de solidão — 86 % dos participantes sentiram impactos diretos e 25 % se declararam frequentemente isolados — para atuar na raiz das desigualdades por meio de educação, conexões e resiliência.

NIVEA Conecta e Feira Preta querem criar ambientes de desenvolvimento socioeconômico

Imagem de uma mulher negra segurando uma bandeira de apoio ao público LGBTQIAPN+
Ação da NIVEA Conecta, UNICEF e Instituto Feira Preta quer promover um ambiente de equidade para grupos marginalizados (Imagem: FreePik/Reprodução)

De acordo com a marca, a plataforma NIVEA Conecta tira a sua base de alguns pilares bastante atrelados a políticas de diversidade. A ideia é criar um ambiente em que, em 360º, a população negra consiga acessar habilidades socioeconômicas de capacitação, além de fortalecer estruturas que reduzam o isolamento.

“Ao promover espaços de acolhimento e apoio para pessoas historicamente marginalizadas, fortalecemos vínculos comunitários e proporcionamos um senso de pertencimento essencial para o bem-estar emocional e psicológico de grupos que, muitas vezes, enfrentam exclusão devido a preconceitos e questões socioculturais’’, comenta Ligia Annunziato, head de Diversidade, Equidade e Inclusão da Beiersdorf, dona da NIVEA.

A primeira parte refere-se ao pilar de “Educação & Conhecimento”, onde, em parceria com UNICEF e Feira Preta, a marca oferece trilhas de aprendizado que unem workshops, mentorias e cursos técnicos. Jovens do programa 1MiO (“1 Milhão de Oportunidades”) da UNICEF recebem formação em soft e hard skills, orientação para currículo e entrevistas, e definem planos de carreira. Ao mesmo tempo, empreendedores da Feira Preta Cria terão mentorias setoriais e apoio na elaboração de planos de negócio.

Em seguida, vem o pilar “Conexões Verdadeiras”, pelo qual a marca cria redes de apoio presenciais e virtuais — chamadas “Embaixadas Pretas”, cortesia da parceria com o Instituto Feira Preta. Nessas redes, oficinas culturais e rodas de conversa serão mediadas por facilitadores que, eventualmente, permitirão aos jovens participantes se conectarem com empregadores e mentores durante o Feira Preta Festival, em paineis e dinâmicas de networking, fortalecendo vínculos e reduzindo o isolamento.

Finalmente, o pilar da “Resiliência” contará com workshops de inteligência emocional e coaching, por onde os participantes aprenderão sobre gestão de estresse, resolução de conflitos e adaptação a mudanças. Mais além, oficinas de educação financeira e rodadas de apoio psicológico complementam a atividade, preparando-os técnica e emocionalmente para superar desafios.

O que é o “1MiO” e como ele impacta as três parceiras

Unidos em parceria desde 2022, a NIVEA Conecta e a UNICEF criaram a iniciativa “Um Milhão de Oportunidades” (ou simplesmente “1MiO”), com o objetivo de formar profissionalmente os jovens de 14 a 29 anos em situação de vulnerabilidade.

Até 2025, o programa pretende criar 3 mil vagas de estágio, aprendiz e primeiro emprego, beneficiando diretamente 6 mil adolescentes e jovens adultos. Por meio de parcerias com empresas e organizações sociais, cada participante receberá acompanhamento desde a capacitação técnica até a colocação no mercado de trabalho, garantindo que a transição seja efetiva e sustentável.

O mais interessante é que o projeto tem um foco maior na equidade das oportunidades, sendo majoritariamente direcionado às populações marginalizadas: não só negros, mas também o público LGBTQIAPN+, migrantes, refugiados, pessoas com deficiência e mães adolescentes têm prioridade de atendimento, adaptando sua oferta de forma a superar barreiras específicas de cada grupo.

Desde a sua criação, a iniciativa mobilizou 200 empresas, 70 organizações sociais e atuou em quase 2 mil municípios, gerando 900 mil oportunidades de formação no intuito de gerar impacto concreto e contribuir para a redução das desigualdades sociais.

Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.