Não é de hoje que o Big Brother Brasil, da Rede Globo, faz uma disputa acirrada pela audiência com o MasterChef Brasil, da Band. Durante muitos anos o reality show reinou absoluto no horário, considerado nobre na televisão brasileira, porém, desde o surgimento do programa de culinária da concorrente as coisas mudaram um pouco de figura.
O Big Brother 18 começou no início do mês de janeiro, e, até o momento, a sua audiência tem sido alta. Com Thiago Leifert no comando do programa, ele tem feito o possível e o impossível para interagir com o público e fazer com que os internautas deem palpite em quase tudo. Mas, na noite de hoje (6/03), estreia o grande "calo" da Globo. O MasterChef Brasil comandado por Ana Paula Padrão.
Com a nova temporada marcada para às 22h30, na Band, o MasterChef é o reality show mais buscado na internet, segundo levantamento da SEMrush, especializada em marketing digital e de ferramentas de monitoramento on-line. As disputas culinárias na cozinha mais famosa do País acumulou mais de 733,5 mil pesquisas em fevereiro de 2018, ficando à frente das confusões dos peões de A Fazenda, da RecordTV, que teve 673 mil pesquisas, e das espiadinhas nos "brothers" no BBB, da Globo, que alcançou pouco mais de 200 mil buscas.
Ambos os programas estão procurando diversificar para atrair um público maior. Enquanto o "brothers" são espionados, nessa semana um confinado terá a oportunidade de ver tudo o que está acontecendo dentro da casa sem que os demais participantes saibam. Essa foi uma das formas encontradas pela direção do reality show continuar conquistando mais audiência.
Por outro lado, o MasterChef Brasil, que chega à sua quinta temporada, também promete muitas novidades. Ao longo dos dois primeiros episódios, 40 cozinheiros terão de passar por testes presenciais e se enfrentarão em duelos para tentar garantir os 21 aventais que dão acesso à cozinha mais famosa do Brasil.
Os candidatos serão emparelhados pelos jurados para embates específicos: o desafio da massa fresca, do bolo de chocolate, da cozinha oriental, da cozinha regional, entre outros temas. A última vaga será disputada em uma repescagem que vai reunir os melhores cozinheiros entre os eliminados anteriormente nos duelos.
O grande vencedor do talent show vai ganhar ainda uma conta na Caixa recheada com R$ 200 mil, um Citroën C4 Lounge, uma cozinha nova equipada com os eletroportáteis e utensílios da Tramontina, além do troféu de MasterChef, que também foi reformulado. Por sua vez, os prêmios oferecidos pelo BBB são bem mais atraentes, lembrando apenas que, quem participa do MasterChef tem a chance de abrir o seu próprio negócio, enquanto que os brothers terão os seus 15 minutos de fama como ex BBB.
Disputas à parte, fica claro que a televisão tem muito espaço na vida dos brasileiros, porém com uma grande diferença nos dias atuais: o telespectador pode interagir com a programação por meio das redes sociais.
Que comece o duelo. No final a gente conta quem levou a melhor! Bom entretenimento para quem gosta de A ou B, ou de ambos. O importante é que essa disputa faz com que as emissoras responsáveis pelos programas criem atrativos diferentes para o público em geral.