Produtos

Nissan é homenageada como marca de destaque no “Classic Motorsports Mitty 2018”

Ótima notícia para a Nissan no mundo dos esportes a motor: a Nissan/Datsun acaba de ser escolhida como marca de destaque na Speedfest, a série de competições de carros clássicos organizada pelo clube Historic Sportscar Racing.

Ótima notícia para a Nissan no mundo dos esportes a motor: a Nissan/Datsun acaba de ser escolhida como marca de destaque na Speedfest, a série de competições de carros clássicos organizada pelo clube Historic Sportscar Racing, que acontece durante o festival Classic Motorsports Mitty de modelos de coleção.

Na ocasião, o lendário piloto de competições John Morton, que corria pela Datsun/Nissan, fará as honras como Grand Marshal, uma espécie de mestre-de-cerimônias que dá a autorização para ligar os motores.

Em sua 41ª edição, o Mitty – festival mais antigo de corridas de carros históricos e clássicos dos EUA – estará de volta ao icônico autódromo Road Atlanta no fim de semana de 26 a 29 de abril.

Além dos óculos, Morton também é conhecido por ter pilotado um BRE Datsun 510, que o levou à conquista de dois títulos em corridas do Sports Car Club of America, na categoria de carros equipados com motores abaixo de 2,5 litros da série Trans-Am, além de vencer dois campeonatos de modelos de produção (SCCA C-Production), pilotando um BRE Datsun 240Z.

Nos anos de 1970, 1971 e 1972, estas vitórias nas corridas colocaram a Nissan no mapa do automobilismo esportivo americano, mostrando ao mundo que os modelos 510 e 240Z eram capazes de desafiar marcas europeias de grande categoria, como Alfa Romeo e BMW. Na época, os modelos Datsun pilotados por Morton exibiam as cores vermelho, branco e azul da Brock Racing Enterprises, a clássica harmonia de cores que deu origem a inúmeros BRE 510s nos Estados Unidos.

A popularidade e sucesso de Morton como um talento da Nissan foram muito além da BRE. Aproximadamente 15 anos depois, o piloto entrou para o programa Nissan GTP ZX-Turbo, sancionado pela IMSA (Associação Internacional de Esportes a Motor).

Dividia um carro com o companheiro de equipe Geoff Brabham, em 1988, quando enfrentaram os poderosos Porsche 962 e venceram em circuitos desafiadores, como Road America e Watkins Glen. Depois, em 1994, Morton alavancou seu legado nas competições ao se juntar aos companheiros de equipe Steve Millen e Johnny O’Connell, quando venceram as 12 Horas de Sebring pilotando um Nissan 300ZX GTS, que foi seguida por uma vitória na categoria (e um 5º lugar na classificação geral) nas 24 Horas de Le Mans.

“Estou muito contente com minha participação em Atlanta", comenta Morton, dizendo que Road Atlanta é um circuito muito especial porque foi lá que a equipe Nissan IMSA GTP venceu a primeira de uma série de oito corridas, em 1988.

“É uma grande honra ser escolhido como Grand Marshal", continuou Morton. “Road Atlanta é um dos melhores circuitos de corrida do país e, portanto, é muito bacana ser homenageado desta forma. A Nissan tem uma tremenda história no automobilismo esportivo que começou bem antes da BRE, mas que realmente floresceu com a BRE em 1970 e continuou na era GTP. A Nissan tem uma credibilidade fantástica nas corridas. Uma quantidade enorme de fãs torce pela Nissan e a Datsun nas corridas de hoje, mas essa paixão e entusiasmo tiveram origem 50 anos atrás".

Membro do Hall da Fama de inúmeros esportes a motor, Morton é um frequentador dos circuitos de corridas de carros de coleção, tendo frequentemente competido com a HSR. Além de ser o Grand Marshal e assinar autógrafos na tenda da Classic Motorsports, Morton também vai competir com uma réplica exata de seu BRE 240Z número 46. Montado por Randy Jaffe, que também é do estado da Geórgia, este Z é uma cópia fiel do modelo original com o qual Morton conquistou dois títulos da SCCA, mas que infelizmente não existe mais.

E para comemorar a homenagem como marca de destaque, a Nissan América do Norte está trazendo uma série de carros de coleção para o evento, principalmente o Datsun 510 número 46 original, com o qual Morton venceu os títulos SCCA na categoria Trans-Am para motores abaixo de 2,5 litros, em 1971 e 1972. Outros modelos clássicos da Nissan expostos incluem o GTP ZX-Turbo número 83, apelidado de “Elvis" em virtude de seu domínio das pistas em 1988; um Carro de Segurança da série PPG Indy, de 1990; um 240Z de 1971; um 300ZX com duplo turbo, de 1995, e uma edição especial do SMZ das oficinas de Steve Millen.

Assista a este vídeo promocional da Mitty e veja por que tantos fãs são loucos pelos modelos Datsun BRE. É uma retrospectiva divertida do campeonato de 1971, quando Morton competiu com Horst Kwech pilotando um Alfa Romeo até a última corrida da temporada, em Laguna Seca. As imagens são antigas, mas é aí que está o charme, pois retratam exatamente o espírito deste capítulo significativo da história da Nissan nos esportes a motor.

Para obter maiores informações sobre a Mitty, acesse www.themitty.com. As entradas para os eventos estão disponíveis para venda ao público no site www.hsrtickets.com.