A Philip Morris, detentora da marca Marlboro, anunciou que está tentando largar o cigarro.
Parece difícil de acreditar que um dos símbolos do império do tabaco irá, do nada, abdicar de um dos produtos mais lucrativos de todos os tempos.
Claro que isso é em longo prazo, ao passo que vem conectado com um novo tipo de produto que a marca quer vender – em específico um cigarro eletrônico.
Essa atitude foi tomada devido ao gigantesco apelo mundial antitabagista. Não é de hoje que importantes instituições, como a OMS, alertam para os problemas que o cigarro causa.
A novidade é que a indústria do cigarro começou a sentir o baque dessa publicidade negativa, passando a investir em outros produtos que auxiliam a reduzir os danos causados pelo cigarro, e, principalmente, mantenham a empresa de pé.
A Philip Morris chegou até a anunciar algumas medidas de como pretende dar a luz a esse novo plano, colocando medidas ao estilo “resolução de ano novo”.
Esquecendo o horror que essa empresa causou para todos os seus consumidores e apenas olhando para o fator mercadológico é bem interessante observar o que está acontecendo com a Philip Morris. A partir de hoje, ela começa uma corrida contra o tempo para se adaptar a um novo mundo.
Independente se esse novo mundo é melhor ou não, é fundamental que as empresas estejam atentas às mudanças políticas, econômicas, sociais e tecnológicas para se manterem vivas e saudáveis.
Uma das formas de se obter esse tipo de ajuda é por meio de consultorias especializadas em marketing e branding, algo que possa ajudar empresas como a Philip Morris a se reposicionar e se adequar a esse novo mundo.