O.U.i Paris apresenta ‘Les Sons d’O.U.i’ (Sons de O.U.i), um projeto que transforma os produtos em experiências sonoras, tornando a descoberta no ambiente digital mais intuitiva e sensorial.
No site e demais canais digitais da marca, os consumidores poderão explorar as versões Eau de Parfum best sellers da marca, Madeleine 862, Scapin 245, L’Amour-Esse 142 e Iconique 001, por meio da percepção musical, proporcionando uma nova maneira de conexão com cada criação olfativa.
“Dados da Octadesk & Opinion Box mostram que 61% dos brasileiros compram mais pela internet do que em lojas físicas. No entanto, o mercado de perfumaria ainda enfrenta o desafio da experimentação, que é o de sentir um aroma através da tela. Isso faz com que muitos consumidores hesitem em explorar novidades no momento da compra“, afirma Ariela Marostica, diretora de O.U.i Paris.
“Claro que quando falamos de fragrâncias, estamos falando de cheiro, mas existem outros signos que podem ajudar na escolha ideal. Com Les Sons d’O.U.i, queremos apresentar este formato interativo e sensorial, representado em sons“, acrescenta.
O projeto traz como base estudos científicos de percepção modal que correlacionam notas olfativas a instrumentos musicais. A iniciativa conta com a expertise do renomado professor Charles Spence, professor PHD e referência em neurociência sensorial, que analisou as fragrâncias e identificou seus equivalentes sonoros. Em seguida, com a ajuda da produtora Punch Audio e do maestro Tony Berchmans, foram desenvolvidas composições exclusivas que traduzem a identidade dos produtos de O.U.i Paris.
“O mercado de fragrâncias está migrando para o digital, e isso dificulta a demonstração de perfumes. Por isso, o som pode ser um elo sensorial, uma forma de ‘sentir’ o perfume por meio da audição, ativando o interesse dos consumidores por meio das conexões entre sentidos. Meu papel nesse projeto foi ser a ponte entre a perfumaria e o design sonoro, analisando as notas olfativas, emoções e associações semânticas de cada fragrância, conectadas a batida de tempo, timbre e intensidade sonora, enfatiza Spence.
O projeto conta também com um filme de lançamento, convidando o público a conhecer mais e vivenciar a experiência, por meio do site oficial.
Fragrâncias traduzidas em música:
Madeleine 862
Na composição sonora de Madeleine, a essência feminina de tons doces e frutados é transmitida através da utilização de registros agudos dos instrumentos. As notas de raspberry podem transmitir tanto doçura como um leve azedo, permitindo o uso dessas notas musicais mais altas.
Scapin 245
Na construção da fragrância sonora de Scapin 245, as notas florais como bergamota, jasmim e gardênia foram representadas pela utilização de tons agudos dos instrumentos utilizados.
L’Amour-ESSE 142
Para a construção da paisagem sonora de L’Amour-Esse 142, notas florais e frugais inspiram a valorizar a utilização de sonoridades agudas.
Iconique 001
A formação da fragrância sonora de Iconique 001 se inspira em sonoridades mais díspares e graves, em sinestesia com o espírito masculino, noturno, invernal e apimentado.