Entre 18 e 26 de maio, fotógrafos, curadores, colecionadores, artistas e fãs desse segmento poderão conferir a segunda edição da Foto_Invasão, projeto que, desde 2016, celebra a fotografia e seus desdobramentos. Ao longo de nove dias, no Red Bull Station, o tema ocupa posição central em atividades como workshop, palestra, exposições e instalações espalhadas por todo o prédio.
"Mais do que um evento que reúne instalações, exposições e venda de prints, a Foto_Invasão é um grande encontro de amantes e simpatizantes da fotografia, além de uma experiência sensorial.", define Ignacio Aronovich, fotógrafo, jornalista e um dos idealizadores do encontro, juntamente com Louise Chin –a outra ponta do coletivo apelidado de "Lost Art".
Em conjunto com Cris Veit, Clelia Bailly e Fernando Velázquez, os cinco formam o time curatorial da Foto_Invasão, responsável, por exemplo, por escolher os cinco artistas que ocuparão os ateliês com instalações fotográficas.
"Um dos diferenciais da edição de 2018 é a convocatória aberta.", conta Ig. Em 2016, os participantes foram convidados pelos curadores, e, nesta edição, qualquer um pôde se inscrever. Os critérios para a escolha dos artistas – tanto das instalações quanto das projeções fotográficas que ocorrerão nos intervalos da programação – foram basicamente os mesmos: originalidade, proposta e qualidade artística. "Fugir do formato de 'cubo branco' de uma galeria é um bom ponto de partida.", avalia Aronovich.
Além de toda a programação visual e sensorial das instalações, projeções e exposição, o evento também terá um braço educacional, com o workshop "Reunião de Família – Narrativas em fotolivro" ministrado pelas curadoras Cris Veit e Clelia Bailly, e com a palestra "Transição da foto para o vídeo e os seus desdobramentos", com o jornalista, fotógrafo, cineasta e diretor João Wainer.
Também faz parte da agenda do evento a performance “Concha Para Cavalos”, da artista visual Fabia Karklin.
Confira a programação completa abaixo:
Feira
19 de maio // 11h às 22h.
20 de maio // 11h às 20h.
Feira de Fotografias
Mais de 30 fotógrafos levam trabalhos selecionados para exposição e venda no local.
Local: Galeria Principal.
Workshop
18 de maio // 10h – 18h.
Reunião de Família: Narrativas em fotolivro, com Cris Veit e Clelia Bailly
Neste workshop, o objetivo dos participantes é criar uma narrativa, e, posteriormente, um fotolivro físico a partir de fotos extraídas de álbuns de família. Cada participante deve trazer no mínimo 20 e no máximo 50 fotos (impressas ou digitalizadas).
12 vagas | Local: Auditório.
Exposição
19 a 26 de maio.
Lar – Juntando os trabalhos de quatro artistas — "Entre", de Ana Rodrigues, "Gaveta", de Leo Drummond e Natalia Martino (Projeto Voz) e "Valéria", de Jair Bortoleto –, a exposição "Lar" pretende revelar o próprio significado desta palavra: entornos físicos e psicológicos que abrigam nossos pertences e expõem nossa memória.
Local: Galeria Transitória.
Instalações
19 a 26 de maio
Instalações Fotográficas nos Ateliês
Cinco artistas selecionados via edital expõem seus trabalhos nos ateliês durante a Foto_Invasão 2018. São eles:
Alessandro Celante, com "Máscaras Impermanentes";
Flavio Samelo, com "par sepfinrbs";
Mauricio Virgulino, com "Me Fere";
Patricia Montrase, com "Fuga";
e Tommaso Protti, com "Tá Cheio";
Local: Ateliês.
Performance
19 e 20 de maio // 16h – 16h30
Concha para Cavalos, de Fabia Karklin
A performance audiovisual "Concha para Cavalos" constitui-se pela projeção e produção ao vivo de imagens ampliadas de sementes coletadas durante caminhadas pela cidade.
Local: Auditório.
Projeções
19 e 20 de maio
Projeções de Fotos – No sábado e domingo, haverá a projeção das fotos selecionadas por meio da convocatória aberta da Foto_Invasão. Nos dois dias, a projeção acontece no Auditório, nos intervalos da programação, e, no sábado (19), também acontece na Laje, das 19h às 22h.
Local: Auditório e Laje.
Palestra
23 de maio // 20h.
Transição da foto para o vídeo e seus desdobramentos – Nesta palestra, o jornalista, fotógrafo e cineasta João Wainer — diretor, entre outros, do filme "Pixo" e de videoclipes para artistas como Emicida –, traça um histórico a respeito da transição da fotografia still para o vídeo e aborda técnicas criativas para se contar uma boa história.
100 pessoas | Local: Auditório.