Combate ao etarismo animal

Consul e Doutor Pet se unem em campanha de incentivo à adoção de cães idosos

Boa parte dos cães de mais idade acabam ignorados pelo público em campanha de adoção — e este quadro não agradou à Consul: em nova ação, a marca de eletrodomésticos uniu-se ao zootecnista “Doutor Pet” para mostrar como os cachorros mais velhinhos também merecem um lar para eles.

A ação consiste de um vídeo bem humorado, mostrando o especialista — cujo nome real é Alexandre Rossi — em uma situação onde um cão mais velho aprende a buscar uma cerveja para o seu tutor. A bebida está dentro de uma mini refrigeradora (ou “cervejeira”) da Consul.

Ação da Consul com Doutor Pet incentiva a adoção responsável ao desmentir um velho ditado

Imagem de vídeo promocional da Consul com o Doutor Pet, sobre campanha de adoção responsável
Imagem: Consul/Reprodução

As pessoas mais velhas com certeza conhecem a expressão “não se pode ensinar truques novos a um cão velho”. Um dos primeiros registros desse ditado é de uma coleção de provérbios escritos por John Heywood em 1546. Na prática, algumas pessoas vêm acreditando nisso há quase 500 anos.

A ciência, claro, já desmentiu isso há tempos: embora seja verdade que os filhotes são adestrados com maior facilidade, os cães idosos também são capazes de aprender novos truques simplesmente por questões de adaptação.

Por isso, a Consul e o Doutor Pet se uniram para criar uma nova ação de incentivo à adoção responsável, especificamente direcionada aos animais com, digamos, “focinhos esbranquiçados”. A ideia é mudar o paradigma de que um cão velho não pode ser adotado.

“A maioria dos cães adotados têm menos de dois anos e isso acontece, em grande parte, porque muitas pessoas ainda acreditam que animais mais velhos não podem ser adestrados ou aprender novos truques. No entanto, essa ideia não poderia estar mais longe da verdade. Os cachorros mantêm sua capacidade de aprendizado ao longo da vida, e a nossa campanha é a prova disso”, informa Bertha Fernandes Kowalczyk, head de marcas e comunicação da Whirlpool, dona da Consul.

A campanha já vem sendo veiculada por meio do vídeo promocional, mencionado no começo do texto, mas ela não se limita a um filme “engraçadinho”: segundo a marca, a cervejeira que figura no material (convenientemente feita na cor caramelo, tal qual um certo vira-lata) vai reverter parte da receita vinda de suas vendas às ONGs Vira Lata Vira Amigo e Abrigo do Jello.

Somadas, as ONGs cuidam de mais de 250 animais e, desde 2010, se dedicam a alavancar ações de adoção responsável de pets.

Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.