A edição 2018 do Mia Cara Curitiba inicia na próxima sexta-feira (18/05), celebrando a cultura italiana por toda a cidade e em diferentes artes. O evento traz uma programação cultural totalmente gratuita que contempla música, teatro, cinema, fotografia e patrimônio histórico.
A apresentação de abertura será com o violinista Domenico Nordio, que vem especialmente da Itália para o concerto, tocando ao lado da Orquestra de Câmara de Curitiba. Será às 20h, na Capela Santa Maria.
No mesmo dia, abrem duas exposições de fotografias. Uma, no Solar do Rosário, retrata os 140 anos da imigração italiana em Santa Felicidade. A outra, na Cinemateca, registra a obra do cineasta Pier Paolo Pasolini.
A programação segue até o dia 30 de maio. A realização é da Embaixada da Itália no Brasil e do Consulado Geral da Itália em Curitiba, com produção de Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar do Rosário, espaço particular de arte e cultura. O projeto foi viabilizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio das empresas GME e Havan.
O evento foi realizado em 2016 e 2017 com uma programação mais enxuta, por conta do panorama econômico do País, que dificultou a obtenção de patrocínios. Mas retorna agora com força total e um irmão mais novo, em Florianópolis.
De 20 a 30 de maio ocorre, em paralelo, o Mia Cara Floripa. Como a área de atuação do Consulado de Curitiba também compreende o Estado vizinho, o evento estendeu sua atuação por iniciativa do cônsul-geral da Itália em Curitiba, Raffaele Festa, que assumiu suas funções em meados do ano passado. Raffaele Festa dedicou especial atenção em promover a retomada e expansão do Mia Cara.
Todos os eventos têm entrada gratuita. A produção sugere, entretanto, a doação de um quilo de alimento não-perecível ou de um cobertor, que serão destinados ao Provopar.