Na tarde de 15 de junho, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), publicou em seu Twitter uma divertida novidade: agora, ao digitar #Canarinho na rede social, surge um pequeno emoji do personagem. A notícia causou uma reação inusitada.
A publicação com a #Canarinho, após 16 minutos da postagem teve 828 curtidas, 361 compartilhamentos e 151 respostas, em sua maioria com a #Pistola ou variações.
Ao digitar por “Canarinho” na ferramenta de busca da rede social, surgem em primeiro a expressão “canarinho pistola”, consolidação do sucesso do apelido do mascote junto ao público. Também foram criados por fãs diversos perfis não oficiais, ou “fakes”, com variações do nome.
A CBF não parece pretender mudar o nome do personagem, que continua sendo chamado de Canarinho oficialmente, mas o batismo do público tem sido o impulso para a fama do mascote, cuja aceitação rápida veio depois da mudança de expressão no olhar em seu desenho, que antes parecia alegre e amistoso, e foi redesenhado para parecer mais bravo.
O personagem tem viajado juntamente com a Seleção Brasileira e realizado diversas ações promocionais nas cidades por onde a equipe passa, interagindo com o público em pontos turísticos, com fotos divulgadas nas redes sociais.
Muitas são utilizadas em memes e montagens, ou compartilhadas com comentários engraçados.
Suas participações foram limitadas aos jogos amistosos, por determinação da Fifa, que aceita apenas a permanência do mascote oficial do evento, o lobo “Zabivaka”, em jogos oficiais.
Além do Twitter, no Facebook foram criados por fãs diversos ícones do Canarinho para inclusão na foto do perfil, como forma de apoio ao personagem, sem ligação com a CBF ou um perfil oficial.