Brasília sedia até 15 de julho uma das maiores feiras dedicada à comercialização de produtos da Região Sul: a 26ª Expotchê.
Aproximadamente 150 mil visitantes são esperados no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade e são cerca de 300 expositores dos quais está o Instituto Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires. Esta é a quarta participação da escola no evento, as anteriores foram em 2009, 2010 e 2017.
A instituição local está instalada na Praça do Chimarrão que é destinada à promoção da mais tradicional bebida do Rio Grande do Sul. São dezenas de cuias especialmente ornamentadas para o evento.
Os integrantes da Escola do Chimarrão, liderados pelo diretor-executivo Pedro Schwengber, também prestam explicações sobre os benefícios da erva-mate e as diversas formas de preparação, permitindo ao público visitante conhecer um pouco mais sobre o produto. É ainda um espaço para degustação e também para a compra dos melhores mates do Rio Grande do Sul.
Federação Tradicionalista
A feira conta ainda com uma programação intensa de shows, danças folclóricas e grupos musicais da região. O evento conta com área liderada pela Federação Tradicionalista Gaúcha do Planalto Central. Neste local é promovido um brechó de roupas típicas, o tradicional arroz carreteiro, pinhão, cusco, sagu, quentão de vinho e outras iguarias regionais.
E, quem vai para o evento com suas pilchas não paga a entrada. Outra novidade, desta edição, é a apresentação da corte da Expotchê com uma rainha e duas princesas, seguindo uma tradição das feiras gaúchas.
Shows e CTGs
Estão confirmados para esta edição os shows de: Nenhum de Nós, Renato Borghetti e Quarteto, Tati Portela, Papas da Língua, o Stand Up Bagual do Gaudêncio, Tchê Guri, a Cia de Dança Cadica Borghetti e o Circo Tholl de Pelotas, entre outros grandes nomes representantes da cultura do sul.
Além disso, o evento abre espaço para os músicos e dançarinos dos Centros de Tradição Gaúcha – CTGs sediados em Brasília e entorno.