A cada 15 minutos perdemos um elefante no mundo para a caça ilegal´, e, se este quadro não mudar, em 20 anos eles vão desaparecer da natureza.
Para chamar a atenção para esse cenário, um elefante de gelo em tamanho real foi instalado na Avenida Paulista no domingo, 12 de agosto, Dia Mundial do Elefante. A ação de live marketing é uma iniciativa conjunta da marca Amarula com a ONG global WildlifeDirect, criada e executada pela Agência Espalhe.
A escultura de 2,8 metros de altura está na marquise do Shopping Center 3. Exposta à temperatura ambiente, sol e vento, ela vai derreter, ilustrando o desaparecimento da população de elefantes do planeta.
Dentro da escultura, pulsa um enorme coração de elefante, especialmente criado para mostrar que é possível reverter o caminho da extinção e a causa continua viva. A escultura levou sete horas para ser esculpida, pesa seis toneladas e foram usados 90 blocos de gelo.
O tempo de derretimento depende das condições climáticas no dia e a água será doada para ser reutilizada.
“A situação atual dos elefantes é bem preocupante, e, no geral, ainda não está no radar das pessoas. Colocar um elefante de gelo em tamanho real, na principal avenida da cidade, é uma forma de dar visibilidade para a causa e engajar as pessoas no movimento Coração de Elefante, que tem o objetivo de ajudar a melhorar a situação destes animais maravilhosos.”, diz Theo Leal, gerente de Marketing da Distell na América Latina.
Desde 2002, Amarula contribui com entidades e iniciativas de preservação dos elefantes pelo mundo por intermédio do projeto Amarula Trust. Em 2017, Amarula lançou no Brasil o movimento Coração de Elefante – e em 2018 já estendeu este lançamento para Argentina e Chile. O movimento tem o objetivo de expor para as pessoas o problema da caça ilegal e do cativeiro em zoológicos/circos, ajudando a arrecadar doações para ONGs diretamente ligadas à proteção dos elefantes.
A apresentadora Giovanna Ewbank, engajada nas causas animais, foi conhecer a escultura: “20 anos é daqui a pouco. Imagina não ter mais elefantes no mundo. Eu sou apaixonada pelos animais e amante da natureza e conto com a ajuda de todos: não comprem marfim, não vão a espetáculos com animais. Precisamos nos conscientizar e abraçar essa causa para o coração dos nossos elefantes continuar batendo.”
Os elefantes são os maiores animais terrestres da atualidade. Extremamente importantes para o ecossistema florestal, eles são como jardineiros das florestas asiáticas e africanas, sendo capazes de dispersar sementes em um raio de 1km a 57km.
Além da caça ilegal, o aprisionamento é outro problema que contribui para a extinção deles. Na América Latina, estima-se que cerca de 50 animais vivem em cativeiro em condições precárias e sofrendo maus tratos.
Dutty Free
Além da ativação em bares, cafés e restaurantes, a marca Amarula também comercializará uma edição especial da garrafa no desembarque dos terminais 2 e 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU). Para cada garrafa da bebida comprada, Amarula doará € 50c para a preservação dos elefantes na África.