A boa e velha caneta ainda não se tornou obsoleta quando o assunto é brinde corporativo. No entanto, com toda a tecnologia que os fabricantes possuem nos dias atuais, muitas novidades têm chegado ao mercado.
Encontrar caminhos que diferenciam uma empresa em seu mercado de atuação é essencial para elevar a competitividade e melhorar os resultados do mercado de brindes.
Os clientes também são impactados com essa estratégia, uma vez que conseguem perceber vantagens no uso ou na compra destes produtos. Como consequência, a demanda aumenta e o faturamento da empresa também.
Em áreas onde a concorrência é acirrada, esse processo é ainda mais necessário. Quem atua no mercado de brindes personalizados sabe bem disso.
Descobrir diferenciais, que façam com que os clientes enxerguem uma vantagem significativa não é tão simples. Exige conhecimento do mercado, das preferências do consumidor e dos processos da própria empresa. Na prática, algumas dicas são importantes:
– Estude o mercado onde está inserido: O mercado de brindes personalizados é altamente competitivo, são muitas as ofertas e novidades que surgem a todo o momento. Por outro lado, a demanda também é próspera, criando possibilidades de atuação das mais diversas.
Procure conhecer esse mercado, levantando informações sobre o seu tamanho, quem são os participantes, como eles atuam e que benefícios eles oferecem.
Trabalhar com nichos específicos, que agreguem valores como criatividade, sustentabilidade e aspectos culturais também podem ser caminhos interessantes.
– Identifique o que o cliente vê como vantagem: Além de estudar o mercado de atuação, é preciso conhecer os seus consumidores, procurando identificar o que faz diferença para eles, e o que definiria a sua preferência.
Procure saber quem são seus potenciais consumidores e saiba interpretar as pistas que eles deixam sobre seus desejos e necessidades. Redes sociais, formulários de pesquisa e uma boa conversa podem ajudar a encontrar estas respostas.
Fora isso, lembre que, clientes ao lidar com o mercado de brindes personalizados, são atraídos pelo design das peças, e esperam viver experiências de consumo que os coloquem em contato com valores como inovação, exclusividade, qualidade, atendimento, embalagem e uma boa relação de pós-venda.
– Avalie os processos internos para tornar-se a melhor opção: Analisado o mercado e identificadas as preferências dos consumidores, chega enfim, o momento de olhar para dentro, e ajeitar a casa para que a sua atuação no mercado de brindes personalizados seja única e exclusiva.
A solução para diferenciar-se neste mercado pode estar no produto ou serviço que sua empresa oferece no atendimento ao cliente, na qualidade do seu produto, na oferta de maior valor agregado, e também no preço.
– Além da inovação, é importante, certificar que o básico está sendo bem feito: Mantenha em seus processos boas técnicas de produção, garanta produtos bem acabados, e procure desenvolver habilidades gerenciais para saber calcular o preço de venda, investir em uma logística eficiente, e outras questões para que seus processos atendam às exigências dos clientes.
Cercar-se de parceiros estratégicos é essencial neste processo. Por isso, além estudar para ter o menor preço, o melhor atendimento, produtos inovadores, agregar valor na sua oferta e possuir localização privilegiada, certifique que você tem um bom time de colaboradores e pode contar com fornecedores de alta qualidade.
Seja qual for o benefício proposto ao seu cliente, o sucesso da estratégia para diferenciar-se no mercado de brindes personalizados, depende, acima de tudo da sua capacidade de pensar fora da caixa.
Fuja da zona de conforto e procure apresentar-se para o cliente como a solução ideal, capaz de lhe entregar com exclusividade aquilo que ele deseja e superar suas expectativas.
A especialista em "gifting" Marina Pechlivanis, articulista do Promoview, declara que "A escolha ideal do 'mimo' pode fortalecer o vínculo entre uma empresa e seus consumidores. Não se trata de retribuição, mas reciprocidade."
O conceito defende que mesmo sendo descartáveis, estes produtos devem ser capazes de tangibilizar sobre como uma empresa se relaciona com seu público. Marina afirma que o valor do presente está no significado que carrega.
"Muitas vezes, algo valioso financeiramente, não possui tanto significado quanto algo muito mais barato. As marcas pensam 'vou dar um vinho ao meu cliente porque eu gosto, então ele deve gostar', e não é assim que funciona.", explica Marina, que é professora do curso de Gifting da ESPM.
Para ela, as teses do "gifting" podem ainda ser usadas para criar vínculos valiosos da empresa com seus colaboradores a um custo baixo. Desse modo, a marca consegue conquistar seu consumidor de modo a ser valorizado por ele, resultando em um faturamento futuro. "Esse tipo de troca é a que fica.", conclui.
Tendências
A cada ano, o mercado de brindes passa por um upgrade, a fim de fornecer acessórios cada vez mais inovadores para ações promocionais.
A atualização nos estoques promete trazer uma série de exclusividades que vão de encontro às demandas de empresas dos mais variados segmentos e portes.
Brindes ecológicos, gastronômicos, tecnológicos e funcionais são apenas alguns exemplos de novidades que farão sucesso em estratégias de promoção para o público interno ou externo.
Para que você fique bem informado, preparamos uma lista com as principais tendências para o mercado de brindes:
– Sustentabilidade: Além de produtos “clássicos”, como sacolas retornáveis, canetas e camisetas, o setor de brindes sustentáveis oferece sementes de flores, folhagens ou mudas nativas, incentivando quem recebe a plantar e preservar.
– Experiências gourmet: Kits para temperos, aperitivos, massas, bebidas ou acessórios para corte de queijos e carnes estarão em alta em promoções gourmet, além das petisqueiras e copos especiais para bebidas.
– Bem-estar: Roupões, sais de banho, massageadores e toalhas refrescantes também serão protagonistas das ações de marketing promocional focadas em estimular momentos de relaxamento. Essa tendência vem para combater os elevados níveis de estresse que têm afetado a sociedade, sobretudo nas grandes cidades.
– Pets: Clínicas veterinárias, pet shops e hotéis para animais poderão presentear seus clientes de quatro patas com brindes funcionais e divertidos. Alguns exemplos disponíveis no mercado são os freesbees, comedouros e casinhas, que podem ser personalizados com o logotipo da empresa. Tais acessórios são essenciais para fidelização de clientes, podendo ser ofertados como prêmios ou após compras especiais de medicamentos, alimentos etc.
– Tecnologia: Nessa categoria de brindes, destacam-se os pendrives, caixinhas de som, power banks e fones de ouvido. Todos eles apresentam um alcance bastante significativo. Levando em consideração o lado do empresário, ter a marca da empresa, serviço ou produto no dia a dia, é um cenário de grande sucesso. Todas as opções contam com ótimos espaços para personalizar e inserir a sua marca.
– Conectados: Já imaginou se um objeto pudesse contar uma história? Por exemplo, receber um brinde de um refrigerante que tenha uma etiqueta com um código midiacode, o qual, quando é fotografado, apresenta um vídeo de informações, novidades ou promoção de um produto. Isso vai ajudar a empresa a fortalecer os seus laços com o público, podendo manter contato constante e direto com os seus consumidores, por uma plataforma nova e não apenas por e-mails, pelo site ou redes sociais.
– Escritório: As pessoas adoram receber coisas como calculadoras, pastas, blocos de mesa, calendários de mesa, pranchetas, entre outros artigos que são muito utilizados no trabalho. Esse é um dos tipos de brindes que mais faz sucesso.
– Multiuso: Eles estão em alta. Os produtos multifuncionais estão ajudando as pessoas cada vez mais a economizarem esforço e tempo em uma sociedade que vive tão acelerada. Então, as marcas que desejam ser destaque podem aproveitar essa tendência. Por exemplo, qual é a necessidade de ter um abridor de garrafas se é possível ter um item que, além de abrir bebidas, faça também a função de um cortador de pizzas?
– Viagens: Agências de viagens, corporações e companhias aéreas poderão presentear seus executivos e clientes que já estão com seus negócios programados ou roteiros de férias São vários modelos de malas com rodinhas, manta de avião, nécessaires, bolsas de mão, almofada para pescoço, entre outras opções úteis para viagens curtas ou longas.
Seja qual for a necessidade da empresa, o importante é ter em mente que um brinde sempre será bem vindo. Porém, é sempre bom lembrar que a qualidade e funcionalidade dele são fundamentais para que sua marca seja sempre lembrada.