Mídia

Google+ encerra atividades após exposição de meio milhão de contas

A rede social exclusiva do Google finalizará seu funcionamento gradativamente até agosto de 2019.

 Google anunciou o fim do Google+ nesta segunda-feira (8), depois de uma brecha de segurança que expôs informações de cerca de 500 mil usuários.

Resultado de imagem para GOOGLE+O erro nas Interfaces de Programa de Aplicação (APIs) permitiu aos 438 aplicativos conectados ao serviço acessarem dados restritos dos usuários, segundo a empresa.

O Gigante de Buscas não consegue precisar a extensão dos perfis afetados, mas afirma não haver evidências sobre o uso indevido das informações ou o envolvimento de desenvolvedores de programa no caso — que já foi resolvido.

O Google, em comunicado oficial, indica a vulnerabilidade de dados presentes em campos estáticos e opcionais da rede social, como nome, endereço de e-mail, ocupação, sexo e idade.

No entanto, reforça a integridade de conteúdos postados ou conectados ao Google+, por exemplo, mensagens, dados da conta do Google, números de telefone ou conteúdo do G Suite.

No Twitter, usuários comentaram que a rede ''já não era muito utilizada'', e que se o gigante ''estava procurando por um motivo para encerrar a plataforma, tinha encontrado''.

Para os usuários se adaptarem, o encerramento vai durar 10 meses, com fim em agosto de 2019. Nos próximos meses, a plataforma fornecerá informações adicionais, que incluem formas de baixar arquivos e migrar dados.