As datas comemorativas são sempre bem-vindas pelas marcas, afinal, por meio delas, é possível realizar promoções e conquistar o seu público-alvo.
Em homenagem ao Dia Mundial do Macarrão, celebrado em 25 de outubro, a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) divulga a segunda edição de um estudo realizado pela Kantar WorldPanel a respeito dos hábitos de consumo do alimento no País.
De acordo com a pesquisa, a Região Sul é responsável por 15,6% do volume total (1,208 milhão de toneladas) consumido em 2017, o que corresponde a 188,5 mil toneladas.
Ainda segundo a análise, no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul o macarrão está presente em 99,5% dos lares, e a preferência por massas secas (tradicional, caseira, sêmola, integral, grano duro e com ovos) é a maior (74%), seguida do macarrão instantâneo, que representou 18% do mercado, e das massas frescas (recheadas, que necessitam de refrigeração), com 8%.
Assim como na primeira edição da pesquisa, que mostrou os formatos de macarrão preferidos pelo brasileiro e destacou o espaguete como o principal, o novo estudo analisou durante o ano de 2017 uma mostra de 11.300 lares que representam um universo de 53 milhões de famílias espalhadas por sete macrorregiões.
No ranking nacional de consumo, Norte e Nordeste juntos apresentaram o maior índice de compra, responsável por 38,2% do volume de vendas; em seguida aparecem Sul (15,6%), Leste e Interior do Rio de Janeiro (12,3%), Interior de São Paulo (10,3%), Grande São Paulo (10,2%), Grande Rio de Janeiro (7,4%), e, por fim, Centro-Oeste (6,1%).
"O macarrão é um alimento democrático, prático, saboroso e tradicional na mesa dos brasileiros. Com tanta diversidade, acreditamos que é só uma questão de tempo para que o consumidor perceba que as massas podem participar ainda mais da sua rotina alimentar, por serem nutritivas e de alto rendimento.", explica Claudio Zanão, presidente-executivo da Abimapi.
Sobre o Dia Mundial do Macarrão
O Dia Mundial do Macarrão foi instituído em 25 de outubro de 1995 em Roma, durante o I World Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão), que reuniu os principais fabricantes em todo o mundo.
O Brasil é o terceio maior produtor e consumidor mundial. Em 2017, o mercado brasileiro de massas alimentícias faturou mais de R$ 8,751 bilhões e foram consumidos 1,208 milhão de toneladas. Nosso consumo per capita é de 5,8 kg por ano.
Nesse dia 25 de outubro, muitas empresas fabricantes de massas estão realizando ações promocionais, assim como os restaurantes especializados que aproveitam a data para alavancar as vendas.
No Promoview você acompanha as principais ações promocionais relacionadas à data.