A sétima conferência anual, a MJBizCon 2018 aconteceu no Las Vegas Convention Center entre os dias 14 e 16/11, e levou mais de 25.000 profissionais do setor para a cidade para três dias de trabalho e rede de negociação. Mais de 1.000 expositores ofereceram uma variedade de serviços e produtos da indústria – desde softwares de contabilidade até equipamentos de extração.
O número de expositores neste ano saltou quase 50% em relação a 2017. O comparecimento aumentou cerca de 40% e mais do que dobrou desde 2016, quando o evento foi realizado pela primeira vez.
A MJBizCon é agora quase tão grande quanto a Gaming Global Expo, a feira anual da indústria de cassinos que está no calendário de Las Vegas desde 2001.
A Convention and Visitors Authority, de Las Vegas, estima que a conferência sobre a maconha gerará US$ 22 milhões em impacto econômico para a cidade.
Legalização da América do Norte
A indústria norte-americana de maconha está em franco crescimento em 2018. Prevê-se que os dispensários legais dos EUA movimentem entre US $ 8 bilhões e US $ 10 bilhões em vendas médicas e recreativas este ano, um aumento de até 66% em relação a 2017.
A Califórnia, o Estado mais populoso dos EUA, lançou as vendas recreativas em janeiro. Na semana passada, Michigan tornou-se o 10º Estado a aprovar vendas recreativas, enquanto Utah e Missouri aumentaram para 33 o número de Estados que permitem a venda de maconha medicinal.
As vendas devem mais que dobrar, para US $ 22 bilhões até 2022, à medida que mais Estados legalizem a maconha, de acordo com o Marijuana Business Daily. As vendas de Nevada superaram as expectativas do Estado neste ano e devem dobrar entre 2022 e US $ 1 bilhão, de acordo com um relatório divulgado na semana passada pela Canaccord Genuity.
O Canadá legalizou a maconha recreativa em outubro, tornando-se a primeira nação industrial líder a fazê-lo. O mercado recreativo canadense poderá atingir US $ 3,3 bilhões no próximo ano, de acordo com um relatório da Deloitte.
Executivos de empresas relacionadas à maconha – que vão desde fornecedores de seguros a fabricantes de lâmpadas incandescentes e comestíveis – participaram do evento buscando maneiras de entrar nos novos mercados doméstico e internacional.
O rápido crescimento da legalização nos EUA e no Canadá tem impulsionado investimentos maciços na indústria. Alguns expositores estão procurando explorar isso, disse Farrington.
As empresas globais relacionadas à maconha levantaram mais de US $ 8 bilhões em ações até 2018, em comparação com US $ 3,7 bilhões no ano passado e apenas US $ 1,3 bilhão em 2016, segundo a Viridian Capital Advisors, uma empresa de consultoria financeira para a indústria de cannabis.
Enquanto quase metade do investimento deste ano veio do investimento de US $ 3,8 bilhões da Constellation Brands na Canopy Growth Corp., o número de aumentos de participação aumentou em pouco mais de 50%, para 411 este ano.
Os preços das ações das empresas de maconha dispararam neste ano em meio a um mercado de ações turbulento. As ações da Tilray subiram cinco vezes desde sua listagem em julho, enquanto a Canopy Growth Corp. subiu 150% no ano passado.
Alguns participantes do setor dizem que os movimentos das ações lembram o boom das pontocom e a febre da criptomoeda, e eles temem que alguns investimentos tenham um destino semelhante.