Experiência de Marca

Réveillon Rio 2019 tem esquema especial

Copacabana e mais oito bairros contarão com efetivo reforçado durante a noite da virada.

Copacabana e mais oito bairros contarão com efetivo reforçado durante a noite da virada.

Celebrar o Ano Novo com festa não é uma tradição restrita a Copacabana. Oito bairros cariocas recebem shows no dia 31 de dezembro: Flamengo, Guaratiba, Ilha do Governador, Ilha de Paquetá, Madureira, Penha, Ramos e Sepetiba.

O melhor do entretenimento está aqui.

Somados, os palcos, fora Copa, os bairros reúnem cerca de 600 mil pessoas nos festejos que começam a partir das 19h. A festa na praia do Flamengo, que recebeu 400 mil pessoas na virada de 2018, contara? também com queima de fogos a? meia-noite, em três balsas instaladas na Baía de Guanabara.

Doze hotéis da região da Barra farão uma queima de fogos sincronizada com até 14 minutos de duração, em um show pirotécnico produzido pela Abih-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio).

A queima, estrategicamente distribuída, acontece em hotéis e condomínios da região do Riocentro e do Recreio, formando um espetáculo que poderá ser assistido tanto da orla quanto das varandas e janelas dos edifícios da região.

De acordo com as estimativas da Riotur, a cidade deve superar os números do ano passado, quando 910 mil turistas visitaram a cidade e movimentaram a economia carioca com US$ 700 milhões durante o Réveillon 2018.

A previsão da Riotur é de que a festa atraia mais de dois milhões de pessoas, só em Copacabana.

A estrutura da festa contará com telões para o público acompanhar os shows, além de uma tela de 200m² no fundo do palco, 16 torres de comunicação com sonorização, 800 banheiros químicos, 4 postos médicos e 30 torres da Polícia Militar.

Shows a partir das 19h do dia 31 vão embalar o público de Copacabana. Banda de Ipanema, Marco Vivan, DJs Cat Dealers, Baby do Brasil, Gilberto Gil se apresentam antes da queima de fogos.

Logo depois do espetáculo, a cantora Ludmila sobe ao palco seguida do DJ Dakid, da Beija-Flor de Nilópolis e um DJ encerrando a festa às 4h. O locutor Norival Jr. será o mestre de cerimônia do evento, dentre outros. A produção será da SRCom.

Ludmila é uma das atrações do Réveillon no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação).

Como chegar e sair do evento

Para acessar a área evento, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público coletivo regulamentado, bicicleta ou o deslocamento a pé.

Metrô e Ônibus de Linhas Regulares

O bairro de Copacabana é atendido por 4 estações de Metrô e por diversas linhas de ônibus vindas de várias regiões da cidade, sendo importante destacar somente que poderão acessar o bairro de Copacabana até às 22h.

Após o evento, os usuários de ônibus deverão se dirigir às áreas de embarque que serão criadas na Enseada de Botafogo (com destino Centro e Zona Norte) e em Ipanema (com destino Barra / Zona Oeste).

Não haverá áreas de estacionamento, o que, aliado às diversas interdições previstas e ao grande número de pessoas esperado, não é recomendada a utilização de carros.

Centro de Operações Rio

Durante os festejos do dia 31 de dezembro, o Centro de Operações Rio (COR) vai monitorar, através das 596 câmeras da Prefeitura do Rio – e outras de instituições parceiras –, os principais pontos de influência e de acesso às festas de Réveillon da cidade.

Aproximadamente 180 desses equipamentos serão usados para acompanhar a movimentação de chegada e saída da Praia de Copacabana, o local mais procurado por cariocas e turistas para a noite da virada do ano.

O monitoramento vai compreender, além da orla, as ruas dos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa e Botafogo.

O Centro de Operações Rio também implantou uma fibra ótica para transmissão de dados e imagens entre o COR e o posto avançado que vai integrar órgãos da prefeitura e do estado que vão operar durante o Réveillon. O ponto de concentração é na esquina da Rua República do Peru com a Avenida Atlântica.

E os aplicativos Waze e Google Maps, por meio da parceria com o COR e CET-Rio, receberão os bloqueios e as restrições ao trânsito planejados para o Réveillon, e disponibilizará à população em seus mapas operacionais.

O COR também irá comunicar, em tempo real, o esquema especial de interdições pelas redes sociais: Twitter  e Facebook.

Guarda Municipal

A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) montou um esquema especial para o Réveillon 2019 na Praia de Copacabana com 1.774 guardas (sendo 616 de trânsito), um aumento de 67% em relação ao ano passado.

O efetivo atuará em turnos, das 7h do dia 31 de dezembro até as 19h do dia 1º de janeiro, no patrulhamento em geral e nas ações de ordenamento urbano, fiscalização do trânsito e do programa Lixo Zero, além de coibirem pequenos delitos.

As equipes estarão utilizando instrumentos de menor potencial ofensivo, como os dispositivos elétricos incapacitantes (pistolas de eletrochoque), adquiridas em outubro como mais um item de segurança para os guardas.

Comlurb

A Comlurb preparou uma megaoperação de limpeza durante o Réveillon para garantir que cariocas e turistas possam ter tranquilidade e bem-estar na hora de acompanhar a passagem do ano.

A companhia colocará 3.379 garis distribuídos nos diversos pontos de festejo, além de 346 fiscais e agentes ambientais, que vão trabalhar com o apoio de 192 veículos, entre eles caminhões basculantes e carros-pipa, e 52 equipamentos, como pás carregadeiras e sopradores.

Serão instalados 1.200 contêineres de 240 litros, sendo 800 só em Copacabana, e 80 laranjões com capacidade para 3.200 litros, 60 deles em Copacabana e 20 na Barra da Tijuca.

A Comlurb vai atuar na faixa de areia do Leme ao Leblon, haverá equipes também nas praias da Ilha do Governador, Sepetiba, Guaratiba, Paquetá, Barra e Recreio, e no Piscinão de Ramos, além do Parque do Flamengo e do Parque Madureira. 

Operação Réveillon – Copacabana

A Operação Réveillon em Copacabana tem seu ponto mais alto a partir das 6h do dia 1°, com 1.182 garis e 113 fiscais e agentes ambientais, que contarão com o apoio de 800 contêineres, 60 laranjões e 155 viaturas e equipamentos móveis (como caminhões compactadores, caminhões basculantes, carros-pipa, sopradores e pás mecânicas).

O uso dos sopradores aumenta a eficiência e diminui o tempo de varrição, colaborando para a entrega das vias e calçadas limpas até às 10h do primeiro dia de 2019, com tudo lavado e desodorizado para a liberação das pistas.

Os postos de saúde instalados na Avenida Atlântica também receberão atenção especial por parte da Comlurb. Serão 12 garis destacados para cuidar da limpeza, das 16h do dia 31/12 até as 6 h de 1°/1.

Parque do Flamengo e Parque Madureira

No Parque do Flamengo, 125 garis e cinco profissionais se responsabilizarão pela limpeza, com apoio de 17 veículos e equipamentos móveis. No Parque Madureira, serão 60 garis e cinco profissionais, que contarão com apoio de 10 veículos e equipamentos móveis.

Coleta Seletiva

A Coleta Seletiva terá papel de destaque durante o Réveillon. No ano passado, foram recolhidas 42 toneladas de material reciclável, como alumínio, vidro, garrafas plásticas e papel.

Mais uma vez serão instaladas quatro tendas na Orla de Copacabana exclusivamente para descarte voluntário de materiais recicláveis: no canteiro central entre as ruas Francisco Sá e Souza Lima; e em frente às Ruas Bolívar, Hilário de Gouveia e Rua Anchieta, no Leme. Nesta operação, 120 garis da coleta seletiva estarão atuando na areia, com o auxílio de 17 caminhões, sendo três exclusivamente de coleta seletiva, das 20h do dia 31/12 ate? as 5h do dia 1°.

Quantidade coletada no ano passado – No primeiro dia de 2018, a Comlurb registrou a remoção de 654 toneladas de lixo em todas as praias da cidade, após as festas da virada do ano. Em Copacabana, local de maior concentração popular, foram removidas 286 toneladas de lixo.

Secretaria de Ordem Pública

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) vai atuar de forma integrada com outros órgãos – como a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) e a Polícia Militar – no Réveillon 2019 em Copacabana, entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

A coordenação do Programa Rio+Seguro estará de serviço 24h durante o período, atuando no apoio de ações locais. Ao mesmo tempo, a Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) terá 24 reboques na fiscalização de veículos estacionados irregularmente no dia 31 de dezembro. Já no dia 1º de janeiro, 13 reboques percorrerão as ruas de Copacabana e Leme para verificar as infrações.

Coordenadoria de Controle Urbano

A CCU já intensificou o efetivo na orla do Rio neste mês de dezembro. No dia 30/12 os agentes vão participar, em conjunto com outros órgãos, da Operação Tatui, para retirada de mercadorias que possam estar enterradas na areia. Três equipes da CCU vão estar presentes.

Além disso, no dia 31/12, cinco equipes de Controle Urbano vão atuar na orla da cidade, e, no dia 1º/01, duas equipes da CCU vão atuar na orla. As equipes da CCU são compostas de 2 a três agentes, cada uma.