Especialista em estratégia e branding com mais de 25 anos de mercado e experiência internacional, o gaúcho Arthur Bender é palestrante sobre temas como personal branding, estratégia de marca, negócios, comunicação, tendências e comportamento do consumidor.
Premiado por três anos como “Profissional de Planejamento do Ano no Rio Grande do Sul”, Bender é autor de dois livros que falam sobre marca, “Personal Branding – Construindo sua Marca Pessoal” e o segundo lançado em março, “Paixão e Significado da Marca – Ponto de virada de marcas pessoais, marcas corporativas e organizações”.
Em entrevista ao Promoview Bender fala sobre seu livro a relação das marcas com o marketing promocional.
Promoview: Fale um pouco do seu livro para nosso público de marketing promocional.
Arthur Bender: Eu digo que o meu novo livro “Paixão e Significado da Marca” é um livro de negócios que trata essencialmente de pessoas. É um livro sobre comportamento da sociedade que mostra a transformação que estamos vivendo, nossas contradições e paradoxos e as implicações sobre o papel das marcas.
No livro defendo a tese que de que o significado da marca pode funcionar como estratégia para romper o ruído da sociedade e se conectar com seus públicos. É a marca com uma função maior que sua própria promessa. Marcas com propósitos maiores que o negócio que representam como uma forma de serem percebidas como diferenciadas e valiosas para os seus públicos.
Promoview: Qual é a função de uma marca atualmente?
Arthur Bender: As marcas continuam tendo um papel fundamental nos ajudando a tomar decisões. Marcas nasceram para nos ajudar a fazer escolhas porque marcas nasceram com a função primária de criar desigualdade entre coisas aparentemente iguais.
Num mundo com muita oferta como o que vivemos atualmente, elas são essenciais para podermos fazer escolhas. Sem elas travamos na hora da escolha, porque a tecnologia e o acesso à informação acabou comoditizando tudo.
E acredito mais. Acredito que as marcas além de nos ajudarem a fazer escolhas como sempre fizeram, passarão também a ocupar um papel vital nas nossas vidas: elas serão nossas guias em meio ao caos de ruídos e promessas do mercado atual. Defendo a ideia que as marcas precisarão se reinventar a partir de causas e propósitos e que este significado dará novo sentido a ideia de posicionamento.
Promoview: No mercado de hoje, qual é o real poder da marca x preço?
Arthur Bender: Defendo a ideia de que muito em breve existirão apenas duas possibilidades de mercados a serem disputados: o mercado que será regido pela disputa de preço e que exigirá escala e extrema competência na gestão de custos, e, um outro mercado, que será regido pela ideia de propósitos.
Neste, o que as marcas pensam, como agem e o que defendem é o que fará toda a diferença. E é aí que entra o “significado” da marca. É da força desse significado a possibilidade de criarmos para as marcas seguidoras, defensores e fãs ao invés de apenas clientes.
Promoview: A relação das marcas com as mídias sociais pode ser considerada apenas uma forma de marketing de relacionamento? E qual a importância da proximidade da marca com seu público alvo?
Arthur Bender: A proximidade que possibilita alguma chance de relacionamento é resultado de confiança. Confiança é o grande valor a ser construído e perpetuado. Confiança é o bem precioso que somos tão carentes numa sociedade cheia de excessos e ruídos como a nossa. Não existe relacionamento sem ela. Não importa o meio ou a ferramenta.
O importante é que as marcas digam a que vieram e o que defendem. É o “porque” existimos como marca que fará toda a diferença para a adesão junto aos seus públicos. E nesse sentido, não importa a forma como vamos nos conectar. Todas os meios e ferramentas são válidos, desde que nossa proposta seja relevante para os nossos públicos.
Promoview: As ações de marketing promocional, que buscam engajamento ao vivo, como participação em eventos ou ações no ponto de venda, podem ajudar nesse processo?
Arthur Bender: Sim. Marcas são o resultado de todas as experiências proporcionadas. Se estas experiências forem coerentes com o propósito da marca e relevantes para os seus públicos, o valor da marca é reforçado a cada nova experiência.
O desafio aqui para os gestores é produzir resultados imediatos nestas ações, e, ao mesmo tempo, levar em consideração que a soma de curtos prazos faz o longo prazo e o valor estratégico das marcas. Coerência e consistência deve ser o mantra das marcas na busca de conexão e significado.