A partir da próxima segunda-feira (05/08), Triunfo se transforma na capital do cinema nacional, com a exibição de 40 filmes nas mostras competitivas do evento, a 6ª edição do acontece até o sábado (10/08).
O festival é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) em parceria com a Prefeitura de Triunfo.
A abertura será no Cineteatro Guarany, equipamento cultural que é um dos cartões postais da cidade. Nesta edição, o Festival faz homenagem a Jomard Muniz de Brito escritor, performer, professor da UFPE e um dos mais representativos cineastas do Ciclo do Super 8 no Recife, com 32 filmes realizados entre 1974 e 1982.
As mostras competitivas do evento terão produções de todo o país, sendo cinco longas e 35 curtas nas categorias nacional, pernambucano, infanto-juvenil e dos sertões. Do total, 18 filmes são pernambucanos.
Nesta edição, foram inscritos um total de 157 filmes. O melhor longa-metragem receberá o prêmio de R$ 10 mil, pelo júri oficial e júri popular, nos mesmos valores.
Há vagas abertas para as seguintes oficinas: ‘Realizando em 01 minuto’, com exercícios práticos de realização, da produção de roteiro até a montagem, cujos resultados serão postados na web e exibidos no último dia do festival. E ‘Boneco animado’, que desenvolve a animação com massa de modelar.