Uma mistura de cores, sabores e aromas num espaço ímpar que conta um pouco da história e da arte paraenses. Assim foi o lançamento do Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia e do Flor Pará 2013, no dia 07/08, no Polo Joalheiro São José Liberto, em Belém.
Os eventos destacam dois importantes segmentos da economia que o governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri). Para a secretária adjunta da Sagri, Eliana Zacca, flores e chocolates são produtos que se complementam, enfeitam e dão sabor à vida das pessoas, daí a iniciativa de reunir, em um único evento, o melhor dessas duas cadeias produtivas.
O Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia e o Flor Pará 2013 acontecem de 12 a 15/09, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, com a parceria do Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa).
Com o propósito de dar maior visibilidade ao cacau da Amazônia e do Pará. Juntos, os dois maiores estados produtores do país, ajudam a consolidar o cacau e o chocolate brasileiros. O publicitário Marcos Lessa, responsável pela organização do festival, diz que “é preciso educar o mercado para esse produto e inserir o chocolate na rotina das pessoas”.
O evento terá programação técnica de cursos, oficinas, palestras e fóruns com especialistas brasileiros e de países amazônicos. Haverá ainda a Fantástica Fábrica de Chocolate, exibição de filmes sobre o tema e a Cozinha Show, onde o público vai acompanhar o passo a passo de receitas elaboradas por chefs de cozinha, chocoteiros, boleiros e confeiteiros.
Tudo em meio a beleza de uma infinidade de flores, que estarão expostas em 100 estandes decorados com capricho para os visitantes.