Os resultados da Pesquisa Marcas de Confiança 2013, realizada pela Revista Seleções e pelo Ibope Inteligência, mostram a quebra de uma hegemonia. Após setes anos na liderança isolada, a Nestlé, com 12% das citações, dividiu o topo do pódio com a Petrobras, com 10%, e ambas foram eleitas a Marca de Confiança dos Brasileiros da 12ª edição do estudo.
A pesquisa, que revela a confiança dos leitores da revista em marcas, instituições e personalidades brasileiras, ouviu 1.500 pessoas neste ano, amostra que representa o universo de mais de um milhão de leitores da publicação.
Além de eleger a empresa vencedora em 36 segmentos, a premiação destaca campeões em categorias especiais.
A cerimônia de entrega dos troféus acontecerá no dia 03/09, em São Paulo. Apenas duas marcas ultrapassaram os 60% no índice de confiabilidade: OMO (79%) e Colgate (64%).
Outras dez empresas ficaram acima de 40% de confiança. São elas Coca-Cola (55%), Ypê (55%), Visa (55%), Suvinil (54%), TAM (53%), Unimed (48%), Zero-Cal (46%), Brastemp (45%), Nestlé (45%) e Skol (41%).
Categorias Especiais
Pela sétima vez, a Natura recebeu o troféu de Empresa mais Responsável Socialmente. Já os Correios venceram, pela décima-primeira vez, a categoria Instituições/Organizações. Bombeiro, pelo nono ano consecutivo, conquistou o prêmio em Profissões, enquanto a Apae dividiu, pela primeira vez, a liderança em ONGs com AACD, GRAACC e Instituto Ayrton Senna.
Já em Redes Sociais, o Facebook foi o campeão. Na lista de Personalidades de Confiança, por sua vez, Fátima Bernardes foi escolhida na categoria Apresentadora; Antônio Fagundes, na Ator/Atriz; Chico Buarque, em Cantor; e Carlos Heitor Cony, em Escritor.
A craque do futebol Marta foi eleita na categoria Esportista, enquanto Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza) e Alexandre Costa (Cacau Show) venceram em Executivo. Na categoria Publicitário também houve empate: Nizan Guanaes e Roberto Duailibi.