A apresentação do grupo folclórico Boi de Morros do Maranhão, na Praça Navona, em Roma, marcou o início das ações de divulgação internacionais das festas juninas pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).
A apresentação chamou a atenção não só dos italianos, mas também de turistas de vários outros países que passaram pelo local no dia 22/08.
“A autenticidade do folclore brasileiro, especialmente de grupos de bumba-meu-boi, surpreendeu os europeus. Os italianos e os demais turistas que aqui estiveram, ficaram sabendo que o Brasil tem outras belas celebrações além do Réveillon e do Carnaval”, conta Delma de Andrade, coordenadora de Produtos e Destinos da Embratur.
A programação, que aconteceu em um restaurante da Praça Navona, foi voltada para operadores de turismo, jornalistas e público final. Além do grupo, a ação também contou com exposições sobre as principais manifestações culturais que ocorrem durante o mês de junho no Brasil.
Foi servido um cardápio com pratos típicos do período, como pé-de-moleque, cocada, bolo de fubá, arroz carreteiro, entre outros. Essa foi a primeira edição do programa “Vivência Brasileira” que pretende associar os festejos juninos à imagem do Brasil no Exterior e mostrar ao turista estrangeiro a diversidade da cultura popular brasileira.
“Queremos aproveitar o fato da Copa do Mundo acontecer exatamente em junho para agregar mais um elemento forte da nossa cultura ao imaginário mundial”, afirmou o presidente da Embratur, Flávio Dino. “O turista que vier para a Copa poderá também prestigiar nossa cultura, tão rica e genuína”.
Para promover e divulgar as festas juninas no cenário internacional, a Embratur lançará um edital de chamamento público no valor de R$ 3 milhões para que Estados e municípios apresentem projetos de divulgação dos eventos.
O objetivo é transformar as festas juninas em um ícone da cultura brasileira no Exterior. Além disso, o Instituto também está organizando uma série de ações de marketing, comunicação digital e participação dos Estados das regiões Norte e Nordeste em feiras internacionais para promoção dos festejos típicos.