Especialidades culinárias, crenças e lendas, vestimentas, artesanato, música, dança, entre outros usos e costumes do Rio Grande do Sul que mostram uma face diferente da cultura brasileira, estão ao alcance de turistas de um jeito diferente e criativo.
A novidade é o projeto Turismo de Galpão, lançado no dia 30/08, em Porto Alegre, para oferecer oficinas de vivências reais e autênticas com o universo cultural dos gaúchos.
De acordo com o secretário municipal de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, a proposta é que o Acampamento Farroupilha, evento que acontece anualmente em Porto Alegre para celebrar a Revolução Farroupilha e é uma das mais populares e importantes manifestações da cultura e das tradições regionais, seja transformado em um atrativo de qualidade para visitantes de outros Estados e países.
O projeto será colocado em prática de 07 a 22/09, período do Acampamento Farroupilha deste ano. As oficinas abertas a turistas serão realizadas por 21 grupos tradicionalistas e Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) instalados no Parque Harmonia onde acontece a grande festa gauchesca. Serão mais de 30 oficinas e palestras, em sua maioria, gratuitas.
Entre as opções, o turista terá a oportunidade de aprender a encilhar um cavalo, a preparar as tradicionais receitas de arroz de leite e bolinho de chuva, degustar um café campeiro, participar de uma roda de café de cambona, ouvir lendas, causos e mitos, experimentar o chimarrão, acompanhar a preparação do charque e a uma tosquia de ovelha.
Na base do projeto está o conceito do “Turismo Criativo”, que consiste em oferecer aos turistas experiências de aprendizagem por meio de oficinas e cursos de pequena duração cujos conteúdos tenham características locais.
Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias municipais de Turismo, Cultura, Secopa, 1ª Região Tradicionalista e Fundação Cultural Gaúcha. Em sua primeira edição, o projeto Turismo de Galpão será uma experiência piloto para o Acampamento Farroupilha que ocorrerá durante a Copa de 14.