O Festival Internacional de Cannes Lions abrange oito dias de conferências e workshops, bem como a cobiçada cerimônia dos Prêmios Lions, na qual os principais criadores do mundo nas indústrias de publicidade, marketing, cinema, moda e tecnologia são reconhecidos por suas criações de vanguarda.
Este ano, o comercial “Avestruz” da Samsung recebeu elogios e levou para casa sete grandes prêmios Lions por sua excelência criativa.
O Avestruz de ouro
Os esforços criativos da Samsung Electronics receberam as melhores classificações pelo anúncio “Avestruz”, de seu emblemático Galaxy S8, que levou para casa três Cannes Lion Ouro, dois de prata e dois de bronze. A Samsung conquistou a tríade dourada na categoria Film Craft (técnica de filmagem) com melhor direção, animação e efeitos visuais.
O comercial “Avestruz” mostra uma avestruz que aprende a voar depois de colocar os óculos de realidade virtual Samsung Gear VR e se lançar em um simulador de voo virtual. A campanha #DoWhatYouCant e o anúncio “Avestruz” exploram o impulso humano básico de ir além do que é normal e demonstram o compromisso da empresa em fornecer produtos e serviços que permitam às pessoas desafiar barreiras e romper limites, fazendo o inacreditável.
Uma Evolução da Marca
A marca Galaxy continua a evoluir, desde o grande foco no desenvolvimento de produtos, até benefícios humanizados no dia a dia das pessoas. Para alcançar essa transição, uma equipe de especialistas consolidou a imagem da marca para depois explorar temas criativos de campanha tendo pessoas, não produtos, como foco principal.
Essa mudança de direção resultou no bem-sucedido anúncio “Sink” (“acho que aqui é a PIA da cozinha … não sei se é mergulho”), divulgado no lançamento do Galaxy S7, e ganhou força nas campanhas “Anthem” (“Hino”) e “Chant” (“Canto”), nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A nova trajetória da marca culminou no desenvolvimento dos anúncios “New Normal” (“Novo Normal”) e “Ostrich” (“Avestruz”), muito bem recebidos por clientes e públicos em todo o mundo.
Ateliê Samsung: Um Ponto de Acesso Criativo
A presença da Samsung em Cannes 2017 também incluiu o “Ateliê Samsung”, um espaço colaborativo com sessões interativas e seminários que mostraram o poder da criatividade a visitantes imersos no ecossistema móvel da Samsung.
A envolvente série de eventos do Ateliê Samsung teve ainda uma sessão com Casey Neistat, sensação do YouTube, o diretor Spike Jonze e o artista visual Shantell Martin, que discutiram o futuro da criação de conteúdo e como os produtos da Samsung podem empoderar m os criadores na produção de material dinâmico.
O espaço criativo também recebeu a estreia de “Beyond the Frame” (“Além da Moldura”), parceria entre a Samsung e a Vice Media, uma nova série que reúne músicos, artistas e diretores para produzir conteúdo que utilize a realidade virtual na criação de narrativas imersivas.
Em paralelo aos eventos, o estúdio permitiu à Samsung mostrar o poder dos Criadores – uma série de filmes feitos por youtubers usando apenas as funções de vídeo do Galaxy S8. Dirigidos por Casey Neistat com Karlie Kloss, Jesse Wellens, Marques Brownlee, Raya Encheva, Akilah Hughes e Davin Graham, esses criadores vêm filmando ao redor de Cannes para capturar um conteúdo exclusivo.