O Grupo Volkswagen foi eleito o fabricante de automóveis mais sustentável no ranking mundial das empresas líderes em sustentabilidade. O RobecoSAM classificou a empresa como o grupo industrial líder do setor de automóveis e componentes na análise deste ano do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), referência mais importante para se medir o desempenho das empresas mais sustentáveis do mundo.
A análise abordou o desempenho de sustentabilidade econômica, ambiental e social de um total de 31 empresas automotivas, sete delas da Europa, com referência a critérios como estratégia de proteção ao clima, gestão de inovação e responsabilidade social corporativa.
O presidente do Grupo Volkswagen, Prof. Dr. Martin Winterkorn, afirma que esta distinção é um marco para tornar-se o líder em mobilidade verde. “Vamos dedicar toda a nossa energia para o estabelecimento permanente do Grupo Volkswagen como o fabricante de automóveis mais sustentável do mundo”, relata.
Já o presidente do Conselho Geral dos Trabalhadores do Grupo Volkswagen, Bernd Osterloh, diz que a conquista comprova o progresso em orientar sistematicamente todo o grupo para a máxima eficiência energética e de uso de recursos. “Este sucesso é, sem dúvida, atribuível a toda a equipe. Vamos continuar a focar na gestão sustentável, em toda a cadeia de valor”, conclui.
Os peritos do RobecoSAM concederam ao Grupo Volkswagen 89 dos 100 pontos possíveis, destacando conquistas como “os grandes esforços para melhorar o consumo de combustível dos veículos”, no contexto das metas ambiciosas para reduzir as emissões de CO2, e o compromisso de metas de sustentabilidade na Estratégia 2018.
Coincidindo com o novo ranking no Índice Dow Jones de Sustentabilidade, o Grupo Volkswagen também obteve uma melhora significativa na visão do Projeto de Carbono Divulgado (CDP).
De acordo com o Relatório de Alterações Climáticas, CDP Global 500 2013, que acaba de ser publicada, a empresa está listada, pela primeira vez, tanto no Índice de Liderança de Desempenho Climático como no Índice de Liderança de Divulgação Climática. O relatório analisa as iniciativas das maiores empresas do mundo na abordagem de medidas contra a mudança climática.