A cada ano, o câncer de mama é responsável por 22% dos novos casos em mulheres, o segundo tipo mais comum da doença, chegando até seis milhões de óbitos por ano. Esse número representa cerca de 10% de todas as causas de morte registradas no mundo. No Brasil, o Ministério da Saúde estimou 49.240 novos casos apenas em 2010.
A Marcativa, agência liderada por duas jovens mulheres, escolheu esta causa como principal bandeira social da empresa, se engajando para mudar essa realidade e apostando na informação como principal arma.
A campanha criada usa o mote “Dispa-se do Medo. Previna-se”, e o conceito adotado reforça a necessidade de fazer os exames e se informar sobre o assunto, ressaltando que a melhor solução é a prevenção.
Em apoio à causa, foi feito um hotsite, fornecendo importantes informações por intermédio da consulta com um médico especialista.
No ano passado, a agência realizou uma importante campanha com o mesmo tema, colocando os jogadores do Esporte Clube Bahia para entrarem em campo com uniforme em tons de rosa (Veja aqui).
Esse ano, como protagonista das peças, as próprias mulheres da agência mostraram a cara. As sócias Aline Lazar de Sá e Aline Brault acreditam que realizar um trabalho como esse pode salvar milhares de vidas.
Segundo Lazar, “Nosso objetivo era criar uma campanha mais profunda, que causasse a reflexão. Literalmente, tiramos a camisa e abraçamos a causa. Ficamos felizes em usar o nosso dom para mudar essa realidade. A comunicação tem esse papel, esse dever.” conclui Brault.
Confira as imagens: