A Capital paraense será a sede da maior edição dos Jogos Escolares da Juventude entre os dias 07 e 16/11. Serão quase quatro mil jovens atletas com idade entre 15 e 17 anos de idade de todas as regiões do País competindo em 13 modalidades, um recorde na história da competição, que desde 2005 é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Além dos futuros talentos do esporte nacional, treinadores, oficiais, árbitros, embaixadores, observadores internacionais, voluntários, comitê organizador e comitê local, estarão envolvidos no evento, que reunirá representantes de 26 Estados do Brasil, mais o Distrito Federal e uma delegação de Belém, cidade anfitriã.
“Nosso objetivo com os Jogos Escolares da Juventude é contribuir para a inserção social dos jovens por intermédio do esporte e estamos muito satisfeitos com os resultados que estamos alcançando. Nosso grande desejo é ver dentro do ambiente escolar e acadêmico a formação de base que futuramente nos dará representantes em nível internacional”, afirma Edgar Hubner, gerente-geral de Juventude e Infraestrutura do COB.
Após o fim das inscrições nominais, exatamente 4.664 participantes, entre eles 3.982 jovens atletas, além de treinadores, chefes de delegações, oficiais e médicos confirmaram presença na Capital paraense.
Juntando-se aos 220 voluntários, quase seis mil pessoas participarão dos Jogos Escolares da Juventude Belém 2013.
Apenas nas quatro modalidades coletivas do programa, basquetebol, futsal, handebol e voleibol, 2.239 alunos-atletas disputarão 420 partidas em 16 ginásios espalhados por Belém.
Nas disputas individuais, o público poderá conferir o desempenho de 1.743 promessas do esporte nacional em ação em nove modalidades: atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. Todo evento é gratuito.
De acordo com Edgar Hubner, o número recorde de participantes demonstra a confiança no projeto educacional-esportivo desenvolvido pelo COB. “O projeto dá a oportunidade de jovens de locais distantes dos grandes centros competirem em um evento de abrangência nacional e com rigorosos padrões de organização. O esporte como ferramenta de transformação social é o principal pilar das Olimpíadas Escolares”, declara Hubner.
Além das competições, os jovens atletas terão a sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa socioeducativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o País aos valores olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.
Esta será a segunda etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o País. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.
Os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, com participação do Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém.