No dia de hoje (29/11), será possível apreciar cerca de duas horas de música em defesa dos animais. A iniciativa inédita criada pela Orquestra Barroca de Brasília vai executar clássicos renascentistas em prol dos bichinhos.
“Queremos sensibilizar e arrecadar doações para proporcionar uma vida melhor aos bichinhos”, explica o músico Rochael Alcântara, criador do projeto.
A iniciativa, batizada de Animais Felizes, pretende conseguir recursos para cirurgias, tratamento veterinário e remédios para três Organizações Não-Governamentais e grupos de proteção de cães e gatos de Brasília (Augusto Abrigo; Projeto Linda – Adoção e Proteção; e Salvando Vidas Protetores Independentes).
Dívida histórica
O concerto especial começa a partir das 18h30, no Teatro de Câmara da Escola de Música de Brasília (L2 Sul). “Pode parecer besteira, mas temos uma dívida histórica com os animais. As cordas do violino, por exemplo, são de origem animal. Isso sem contar o arco do instrumento, feito com crina de cavalo”, diz.
Rochael diz não entender por que é tão difícil ajudar os bichinhos abandonados, já que “os cuidados com animais estão em alta”. “Hoje, gasta-se muito com rações especiais e pet shop”, completa.
“Os animais estão presentes na vida de reis e das pessoas mais simples. São amigos e companheiros que merecem ser bem tratados”, opina o músico.
Com dois anos de estrada, a Orquestra Barroca de Brasília La Follia é composta, atualmente, por Samuel Saraiva, Vera Tomé, Karla Oliveto, Samara Bley, Marcos Reis e Fernando Duarte, nos violinos; Rochael, na viola; Ana Amoras, no violoncelo; Daniel Abreu, no contrabaixo; e Fernando Dell Isola, no alaúde e direção Musical.