Entre os dias 03 e 05/12, Florianópolis vai ser sede da primeira edição brasileira do Colóquio Internacional Vinho, Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento.
Mais de 100 trabalhos, de sete países diferentes, vão abordar os aspectos econômicos, culturais e históricos de uma das bebidas mais apreciadas ao redor do mundo. O evento vai acontecer na sede do Sebrae, no Parque Tecnológico Alfa, na SC 401.
Desde que a Unesco classificou nove vinhedos europeus como patrimônio mundial, as vinícolas e todos os seus valores materiais e imateriais vêm chamando a atenção também dos acadêmicos, que passaram a estudar o reflexo da cultura de produção do vinho sob diferentes aspectos.
Prova disso é a diversidade de temas abordados nos trabalhos que serão apresentados no Colóquio. “Na Europa esses estudos já são muitos comuns e difundidos. Com a vinda desse evento ao Brasil queremos fortalecer a pesquisa acadêmica também na América Latina. Os trabalhos existem, mas precisamos fazer com que eles sejam vistos, discutidos, integrados”, comenta o professor-doutor da Universidade Federal do Paraná, Vander Valduga.
Entre os principais objetivos do evento, destaque para o fomento da pesquisa no Brasil e na América Latina relacionada aos aspectos culturais do vinho; a ampliação das redes de pesquisadores interessados no tema, e também mostrar ao mundo a vitivinicultura do Brasil e especialmente de Santa Catarina. Serão apresentados trabalhos de universidades do Brasil, França, Chile, Marrocos, Portugal, Espanha e Argélia.