Foram inauguradas na manhã de 03/11, as obras de revitalização da Estação Petrobras da Trensurb, em Canoas.
Patrocinado pela Petrobras, o projeto foi realizado pela Verdeperto e assegurou a recuperação física e arquitetônica da estação, transformando o local em um espaço de cultura e artes plásticas para a população que circula pelo terminal, situado no entorno de duas unidades operacionais da Petrobras (Refinaria Alberto Pasqualini e Usina Termelétrica Sepé Tiaraju).
As obras envolveram a recuperação e pintura de toda estação e das passarelas de acesso, colocação de novo sistema de iluminação LED, aplicação de técnicas artísticas de mosaico, adesivagem e grafitagem como elementos decorativos, revitalização das áreas verdes e construção de um espaço para desenvolvimento de ações voltadas à música, teatro, artes plásticas e cidadania.
Durante a solenidade, os convidados conferiram de perto os mais de 100 m2 de mosaicos inspirados na fauna e flora do Rio Grande do Sul, situados na plataforma de embarque e desembarque.
Já no andar superior, a atração fica por conta dos 400 m2 de pintura e grafitagem feitas no teto, inspiradas nas estações do ano, na flora gaúcha e em elementos tradicionalistas, com ênfase na Deusa da Petrobras, uma espécie de “avatar” homenageando a Companhia. Todo o projeto foi feito por 11 mosaicistas e dois grafiteiros.
Segundo o gerente de Comunicação Institucional da Regional São Paulo-Sul da Petrobras, Diego Pila, a grandiosidade do projeto superou as expectativas. “É um legado de longo prazo para a população, que passa a contar com uma galeria de arte a céu aberto”, destacou Pila.
Segundo ele, as obras atenderam aos objetivos da companhia tanto quanto à qualidade do trabalho estrutural e artístico quanto ao prazo de execução. “Para a Petrobras, são quesitos fundamentais na avaliação do patrocínio”, ressalta Pila.
Durante a solenidade, houve a apresentação da Orquestra Villa-Lobos, de Porto Alegre, que é patrocinada pela companhia. A cerimônia contou também com a presença do prefeito de Canoas, Jairo Jorge; do secretário estadual de Cultura, Luiz Fernando Assis Brasil; do presidente da Trensurb, Humberto Kasper; do gerente geral da Refap, João Adolfo Oderich; autoridades; funcionários da Petrobras; e artistas que participaram do projeto.