O ano vai terminado feliz para nós do live marketing. De junho para cá foi uma série de conquistas e boas notícias, apontando para um ano promissor em 2014.
A Ampro fez o Congresso Brasileiro de Live Marketing, que foi um sucesso, e reuniu o que há de mais significante em nosso mercado, tanto profissionais, agências, fornecedores, quanto clientes. E mesmo os que lá não estiveram se fizeram presentes de alguma forma. Até a mídia de comunicação que não dava a menor bola pra gente estava lá. Quem sabe não foi o cheiro de possibilidades mil.
Kito Mansano, nosso presidente, idealizador e coordenador do Congresso, juntamente com uma dezena de grandes nomes, se destacou e liderou. Foi eleito o Profissional do Ano pelo Colunistas, foi reeleito presidente da Ampro e teve seu nome nos principais veículos de mídia com destaque. Quando isso aconteceu?
O Promoview bateu todos os recordes de acesso e leitura de sua história, esteve em Cannes ao vivo, no Rock in Rio ao vivo, com uma cobertura diferente, porque para nós o importante é o trabalho das agências live e não mostrar o glamour da festa apenas. E vai bombar em 2014 nos principais eventos do País. É só ficar ligado e aguardar.
Além disso, o Produtores Promoview, cujo resultado sai hoje (10/12), também registrou sucesso imenso de votação, contra tudo e contra todos, mesmo tendo saído do Facebook, onde tinha grande visibilidade, a pedido de alguns de nossos Conselheiros. Vamos conhecer os resultados do Ouro, Prata e Bronze, sortear prêmios, e, o mais importante, consolidar a posição dos Produtores como categoria de maior relevância em nosso mercado.
A NewStyle, do meu amigo Claudio Xavier, que orgulho, arrebatou o Caboré – uhhh uhhh. Prêmio merecido que, considero, é um pouco do nosso mercado live, pois mostra nossa força profissional. Aliás, o Oliva bateu na trave ano passado. Eu mesmo já profetizava em meu último texto essa vitória contundente.
A Conceito ganhou o Ouro no FIP, tendo inscrito um único case, numa única categoria, onde enfrentamos dois cases colombianos, o país que mais ganhou prêmios este ano no FIP, e um mexicano, segundo país que mais ganhou na noite, que inscreveram dezenas de cases, espalhados por inúmeras categorias. Ou seja, apostamos no nosso talento, no talento brasileiro, e levamos.
A Zero Três, dos queridos Fernado Cachino, Marcelo Meyer, Thierry e Botinha, hoje com o também querido Marcio Formiga como diretor de criação, ganhou todos os prêmios possíveis nos quais se inscreveu. FIP e Globes consolidaram as conquistas da Agência do Ano do Rio de Janeiro.
Rafael Liporace fez a A VERA! acontecer e dar o que falar com seu marketing de encantamento. Debora Tenca colocou a Fino Trato no patamar das grandes agências do Rio de Janeiro; a Ampro Rio recebeu, só no últimos dois meses, mais nove associados; as regionais ganharam força na Ampro, ainda tímida, mas ganharam com o trabalho da nossa VP a Alexa Carvalho; e o Capítulo Nordeste da Dejanira viu seus associados “massa” honrarem, no Brasil e no mundo, o talento dos profissionais baianos.
Faltaria texto para tanta coisa boa.
Mas… Isso tudo pode ser um rastilho, um Cavalo de Troia um alarme falso, se nós não nos convencermos de vez que grandes conquistas não trazem apenas alegrias. Trazem grandes responsabilidades.
Estamos ocupando espaços e respeito, mas ainda existem os pulhas do nosso mercado, os vendilhões do templo que, por dinheiro, podem nos vender. Os baratinhos, os que fazem conluios com os clientes para prejudicar outras agências, os traíras que falam mal dos colegas e parceiros pelas costas, que aceitam tudo e prejudicam a nossa força, os imaturos e os aventureiros que abrem agências a torto e a direito, na onda do mercado emergente.
2014 se anuncia live. As conquistas precisam ser festejadas e compartilhadas. Mas, um olho no gato, outro na missa, porque quem faz ao vivo, precisa, sempre, de um Plano B – bom mesmo é quando o Plano A dá certo.
Estamos na moda!