Em plena época de curtição, quem vai se preocupar com a organização disso tudo? Promoview foi lá entender o que acontece e mostra os verdadeiros bastidores e o trabalho que as estruturas promocionais enfrentam no consagrado Carnaval de Salvador.
Se depender dos principais espaços para realização de ações de relacionamento na Capital baiana, o Carnaval de 2014 já entrou na sua reta final. Isso porque, se intensificam as vendas de convites.
A Central do Carnaval divulgou o plano de cotas de patrocínio para os principais espaços localizados no Circuito Barra/Ondina que suportam ações de todos os portes, integradas com a passagem dos trios dos blocos mais badalados da festa, apontada no Anuário Brasileiro de Marketing Promocional 2014 como a maior ação de live marketing da Bahia.
Vanessa Moreira, sócia da agência 3Promo, declara: “Para nós que trabalhamos com diversas equipes pelos circuitos do Carnaval, a locomoção é um fator chave. Ter uma equipe articulada e que conhece o funcionamento da festa, faz toda a diferença para a execução de um bom trabalho. Não há como chegar com veículos em vários pontos do circuito, é necessário um planejamento de logística prévio no armazenamento de produtos/brindes nos camarotes e blocos para que não falte nada durante a execução das ações. São seis dias onde os pés são os melhores aliados para se locomover com agilidade dentro desse maravilhoso cenário que une foliões e muitos trabalhadores ao entusiasmo vibrante da maior festa do planeta.”
“Não resta dúvida que são ações que deixam muitos dividendos para as marcas. Quando os foliões tomam conta dos famosos circuitos do Carnaval de Salvador, as ruas ficam repletas de gente alegre, com seus abadás coloridos pulando na avenida, estimulados por imensos trios elétricos, aguçando todos os sentidos. É uma excelente oportunidade para proporcionar esta experiência, uma gostosa explosão de energia, que é única, para clientes ou público interno, sem contar a exposição na mídia. Hoje a festa acontece em tempo real na TV e na internet”, completa a empresária.
Marcas e produtos se juntam aos trios elétricos, que esbravejam muito axé, onde sentimentos se reúnem e emoções ficam à flor da pele. Este espetáculo atravessa um corredor cercado por dezenas de camarotes que acomodam uma outra imensa parcela de foliões em busca de mais conforto em meio à loucura que é o Carnaval de Salvador. Festa para muitos, trabalho profissional para poucos.
Antigamente, o Carnaval não era um evento tão organizado e planejado. Com o tempo foi se aperfeiçoando e ganhando forças, até ser o que hoje é: a maior festa com participação popular do mundo e uma grande potência para as marcas” comenta Tinho, sócio da Central do Carnaval.
Além dos trios elétricos e blocos, os camarotes são os grandes chamarizes desta festa. Animados e de alto luxo, eles se tornaram verdadeiros impérios da alegria, onde é possível degustar comidas de renomados chefes, beber os melhores drinques, ganhar sessão de massagem, dar uma retocada no cabelo e na maquiagem, além de topar com grandes astros da música e beldades da TV.
O plano de cotas de patrocínio dos camarotes apresentam as diferentes opções de investimentos proporcionando oportunidade para que as marcas marquem presença naqueles que são considerados os melhores espaços do Carnaval de Salvador.
Há diversão para todos os públicos, existem blocos e camarotes para os mais variados gostos e serviços, com diferentes preços localizados nos dois circuitos da folia: Avenida e Barra/Ondina.
“É uma festa onde há espaço para diferentes classes sociais, ressalta Vanessa. Neste período, diferentes crenças e culturas se reúnem para celebrar e todos podem se divertir em blocos com excelente estrutura de segurança e serviço de acordo com o seu gosto e possibilidades. Ou seja, tanto para o público, como para os patrocinadores, os preços variam muito e dependem do que eles oferecem ao folião. O Carnaval de Salvador se torna um cenário ideal para as marcas, pois ao avaliar o perfil de público do camarote, é possível identificar claramente onde se deve investir”, analisa Vanessa.
O sucesso dos Blocos é atestado pela grande procura do público, que busca passar o Carnaval ao som da maiores bandas e cantores de axé. Cada um deles – em 2014 serão 30 – traz o conceito de excelência em estrutura e serviços, atraindo público de todas as classes.
Responsáveis pela produção e execução de dezenas de ações nos circuitos e camarotes, a 3Promo conta com vasta experiência no Carnaval de Salvador. São vários anos – e carnavais – em meio à multidão que se reúne para brincar.
Diferente da década de 80, o Carnaval tornou-se um produto mercadológico com grande importância para vários segmentos, focando cada vez mais na profissionalização dos envolvidos com o evento.
“O Carnaval é uma indústria que gera trabalho especializado nos diversos setores que tornam a festa possível”, afirma Vanessa. “Para se ter uma ideia do que representa o mercado carnavalesco hoje, são mais de mil pessoas por bloco se contarmos os cordeiros, seguranças, motoristas, músicos, dançarinos, além, claro, das nossas equipes de marketing promocional. Tudo para atender a organização que serve de cenário para marcas e produtos se destacarem.
Veja no vídeo abaixo as produções de abadás e dos camarotes: