Experiência de Marca

Jogos Olímpicos de Sochi recebem nova tecnologia

A novidade é a unidade de medição Omega para velocidade e aceleração dos trenós. Os dados estarão disponíveis em tempo real para os concorrentes, suas equipes e os telespectadores ao redor do mundo.

A Omega lançará para os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi uma tecnologia inovadora para as provas de Bobsled.

A novidade é a unidade de medição Omega para velocidade e aceleração dos trenós. Os dados estarão disponíveis em tempo real para os concorrentes, suas equipes e os telespectadores ao redor do mundo. Este dispositivo é composto por um sensor de velocidade, consiste em sensor de aceleração 3D e um giroscópio sensor 3D.

Novo dispositivo para o esporte criado e produzido pela marca (Foto: Divulgação/Omega).

A unidade de medição beneficia os pilotos de Bobsled e suas equipes, pois dá acesso imediato aos dados, o que, por sua vez, permite a adaptação e a melhora de seus programas de treinamento.

O desenvolvimento do dispositivo começou em outubro de 2011. Por um lado, os dados capturados teriam que ser exatos o suficiente para servir de base para as análises pós-corrida em profundidade por treinadores e técnicos. Por outro lado, a transmissão sem fio, quase sem atraso, junto com o processamento rápido e simples foram considerados os principais devido às exigências de visualização em tempo real dos dados ao vivo.

Novo cronômetro para Bobsled será utilizado nas Olimpíadas de Inverno (Foto: Divulgação/Omega).

Um protótipo inicial relativamente simples do aparelho foi montado. Intencionalmente em manter nesta fase, as coisas mais básicas, não foram incluídos pelos designers certas características, assim como a função de transmissão sem fio. Assim, os dados do sensor tiveram que ser gravados diretamente em um mini-PC montado ao lado do circuito do protótipo dentro do chassi do Bobsled.

Uma grande parte de 2012 foi dedicada ao aperfeiçoamento da parte de transmissão sem fio do projeto e após meses de avaliação e uma reformulação da unidade, um protótipo estava pronto para testes intensivos no local na temporada 2012/2013.