O verão além de ser marcado pelo calor e altas temperaturas, é também conhecido pelas fortes chuvas, que destroem as casas de muitas pessoas ao redor do mundo. Em vista disso, a canadense Prithula Prosun criou um projeto que surge como uma solução para esse problema.
Denominado como Lift House que significa “casa que flutua em caso de inundação”, o nome “Lift” indica as características da casa, um acrônimo que significa “Low Income Flood-proof Technology” (tecnologia à prova de enchentes para pessoas de baixa renda).
A Lift House flutua de acordo com a elevação do nível da água e recua ao nível do solo quando a chuva passa. Para que isso ocorra, a Lift House conta com uma fundação de bambus e garrafas PET. Os recipientes plásticos também podem ser usados para captar e armazenar a água da chuva.
A casa é autossuficiente, algo ideal para quem vive em regiões periféricas e também conta com dois painéis solares para a produção de eletricidade.
A Lift House surgiu como tese de mestrado de Prithula. O projeto chamou a atenção do governo canadense, que financiou a construção das primeiras casas em Dhaka – Bangladesh.
Ainda não há previsão da chegada do modelo em outras localidades.