Um mês separa os foliões do início do Carnaval. Com isso, as escolas de samba chegam a triplicar o ritmo de preparação e passam a transformar um costume, antes inusitado, numa frequente rotina.
A Sapucaí sempre recebeu alguns ensaios noturnos durante os meses que antecedem o espetáculo, no entanto, desta vez, a frequência das atividades tomou grandes proporções.
Baterias, casais de mestre-sala e porta-bandeira, comissões de frente, essas são as categorias que o Sambódromo passou a receber nas noites. Mais de 100 segmentos diferentes passam pelo local de ensaio durante a semana e o clima promete esquentar ainda mais nesta reta final.
Além dos tradicionais ensaios técnicos, as agremiações varam a noite para ajustar os últimos detalhes. O ponto de encontro das baterias é o segundo box. Os treinos dos ritmistas costumam acontecer do setor 11 até a Praça da Apoteose, enquanto o restante da avenida recebe os casais de mestre-sala e porta-bandeira, comissões, alas coreografadas e até composições de carro, que geralmente costumam movimentar a Cidade do Samba.
No dia 30/01, além das comissões e casais, as baterias de Cidade do Samba e São Clemente cruzaram os metros finais do Sambódromo em mais um dia de preparação. A escola de Caxias contou com seu casal, Luiz Felipe e Veronica, passistas, alas e a bateria de mestre Ciça em sua atividade. Coordenados pelo diretor de Carnaval Ricardo Fernandes e ao som do intérprete Emerson Dias, a Tricolor realizou quase duas horas de ensaio.
De outro lado, a Fiel Bateria, da São Clemente, fez uma atividade mais rápida. Ao lado das passistas, os ritmistas dos mestres Caliquinho e Gil ficaram cerca de 40 minutos ensaiando.
Entre as baterias, a da Vila Isabel é a que vem se dedicando em maior intensidade aos ensaios na Sapucaí. Os ritmistas de mestre Wallan ensaiaram na passarela nas últimas duas terças-feiras e devem repetir a dose nas próximas semanas.
Já entre os casais, Marcinho e Christiane Caldas, da União da Ilha, e Phelipe e Rafaela, da Imperatriz, tiveram mais uma maratona de ensaio no dia 30/01. Os parceiros voltaram a marcar presença na Sapucaí e realizaram mais uma noite de trabalho. As duplas são algumas das que mais se dedicam aos ensaios na avenida.
Além dos frequentes ensaios noturnos na Marquês de Sapucaí, as escolas do Grupo Especial deram a largada em seus ensaios técnicos no último fim de semana.
Já Viradouro e Inocentes encerraram os ensaios das escolas da Série A, no dia 01/02. No dia 02/02, foi a vez da Mocidade, Ilha e Mangueira abrirem a sequência final de preparação.
Os ensaios continuam. Confira o que vem por aí:
08/02 – Sábado – Império da Tijuca e São Clemente.
09/02 – Domingo – Grande Rio e Salgueiro.
15/02 – Sábado – Portela e Imperatriz.
16/02 – Domingo – Beija-Flor e Unidos da Tijuca.
23/02 – Domingo – Vila Isabel (Teste de luz e som).