Este ano o Brasil receberá um dos maiores eventos esportivos, a Copa do Mundo de 14. Serão 12 cidades-sedes que receberão os torneios entre os meses de junho e julho.
Em vários cantos do País vemos agências desenvolvendo ações de marketing promocional em prol da Copa. Podemos citar os exemplo de marcas como a Centauro, Coca-Cola, Castrol, Garoto, entre outros.
Quem também já está de olho na Copa do Mundo de 14 e investindo em ações promocionais são os centros de compras, como por exemplo, o Pantanal Shopping (MT).
E é neste mesmo período que acontecem as maiores Festas Juninas na Região Nordeste do País. Várias agência se desdobram para produzir excelentes ações promo para o evento que envolverá o mundo.
E para as Festas Juninas? Será que o empenho das agências tem sido o mesmo? Para saber, conversamos com os diretores de algumas agências, que se disponibilizaram prontamente em nos falar sobre como estão se firmando as ações de live marketing no período junino.
Manoel Barbosa, diretor da Agência Mandala, nos falou um pouco sobre o planejamento da equipe para este momento. “Serão duas grandes festas, e acreditamos que não há nada melhor que unir a cultura local com a Copa do Mundo. Planejamos trazer para as ações o verde e amarelo do nosso Brasil com chitas, babados e muito forró.”
Barbosa comentou também quais são as marcas fortes nas ações. “A Net Serviços já está com o planejamento aprovado, também estamos preparando ações para Schin e eventos para empresas locais. Como em Alagoas não haverá jogos, estamos montando ambientes para aproximar esse cenário nos bares da cidade e, é claro, comemorar a vitória com arrasta-pé e quadrilhas juninas.”
A diretora da 3Promo, Vanessa Camurugy Moreira, conversou com o Promoview e contou como a agência está se preparando. “A última Copa sediada no Brasil foi em 1950, onde ‘esforço de marketing’, ‘impulso estratégico de branding’, ‘estratégia de mídia espontânea’, dentre outros, estavam em segundo plano. Nessa época, pouco se falava sobre o assunto, diferente dos dias atuais onde as marcas se esforçam cada vez mais para garantir seu espaço no evento.”
Vanessa ainda complementa. “É por isso que 70% de todo o nosso esforço de planejamento está voltado para a Copa de 2014, é o evento mais esperado do ano e, desde o final de 2013, boa parte da equipe da 3Promo está focada para fazer dessa Copa do Mundo um evento ímpar no nosso calendário.”
Com relação às ações para esse período, Vanessa conta como está sendo. “Como no Carnaval de 2014, acreditamos que os festejos juninos desse ano serão verde e amarelo, a essência junina será puro futebol.”
Vanessa ainda falou sobre as marcas envolvidas. “Estamos em andamento de concorrência com a Vivo na Região Nordeste, que com certeza investirão bastante no momento, além de ser patrocinadora oficial da Seleção Brasileira.”
Para finalizar, a diretora diz em como as marcas estão se saindo. “Sem dúvidas os clientes patrocinadores terão uma fatia maior do bolo, porém, todas as marcas que investirem na Copa do Mundo terão uma certa notoriedade, afinal de contas, os ‘holofotes do mundo’ estarão voltados para o Brasil, e esse tipo de mídia, seja no Carnaval, seja no PDV, em convenções etc., sempre são bem vindas.”
Conversamos ainda com Roberto Gonçalves, diretor da Atabaq, que falou como a agência vem trabalhando para o mês de junho. “A Atabaq está concentrando uma boa parte dos seus esforços na ativação de marcas de clientes que são patrocinadores desse megaevento, notadamente em Salvador, uma das cidades-sede da Copa. O nosso foco prioritário são as ações no ponto de venda, com ênfase no autosserviço, e ativações nas fan-zone.”
Sobre as preparações das ações, Roberto explica como está a relação das festas com o mundial. “Tradicionalmente, em períodos em que a Copa do Mundo ocorre simultaneamente com o São João, os eventos coexistem pacificamente pois o tema, o clima e a emoção da Copa – em uma simbiose absolutamente harmônica – passam a ter como trilha sonora o forró, vestido de verde e amarelo.”
E ainda fala sobre as adaptações. “Os arraiais juninos passam a contar com televisores e telões, transmitindo os jogos, situação que neste ano, passa a ter um upgrade estrutural, principalmente nas cidades-sede, motivado principalmente pelos patrocinadores do evento, que deverão buscar a maior ressonância possível de suas marcas, nessas imensas concentrações de público, que é o São João no Nordeste.”
Roberto finaliza abordando sobre as marcas participantes. “Acreditamos que AmBev, Coca-Cola, Visa e Oi deverão ter grande destaque neste momento, principalmente pela forte presença de ações de degustação de seus produtos e pela tradição de ações de live marketing. Indiscutivelmente, estas ações promocionais “dialogam” diretamente com seus clientes, com tendência a reforçar os laços de fidelidade com as marcas.”
Por Amaní Cruz.