Experiência de Marca

MCB abre inscrições para o "Concurso do Cartaz"

O cartaz eleito, que inspira toda a identidade visual da edição, será impresso pelo MCB em tiragem especial e distribuído em todo o País para divulgar as inscrições da premiação.

Principal premiação de design do País, o Prêmio Design MCB começa sua 28ª edição com o Concurso do Cartaz”.

A partir de 02/04, as inscrições estarão abertas pelo site, no qual é possível conferir o regulamento completo e efetivar o pagamento da taxa de participação de R$ 35,00. O concurso desafia profissionais e estudantes de diversas formações como design gráfico, desenho industrial, arquitetura, fotografia, artes plásticas, publicidade e os demais interessados a criar a principal peça de divulgação da premiação.

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora independente, formada por acadêmicos e profissionais da área.

mcb_concurso cartaz

O cartaz eleito, que inspira toda a identidade visual da edição, será impresso pelo MCB em tiragem especial e distribuído em todo o País para divulgar as inscrições da premiação. Seu autor receberá prêmio de R$ 3 mil e terá, posteriormente, um contrato no valor de R$ 5 mil para a criação de outras peças gráficas da premiação.

Ponto de partida para o desenvolvimento da identidade visual de cada edição, o cartaz não tem tema definido e deve considerar critérios como impacto visual, criatividade e conceito proposto.

Além do vencedor, o júri também escolherá cartazes finalistas, que farão parte da exposição 28º Prêmio Design, em exibição a partir de 27/11, no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura.

“A cada ano, novos interessados, das diversas regiões brasileiras, inscrevem cartazes no concurso do Museu da Casa Brasileira. A quantidade de participantes é crescente, sendo que, nas últimas edições, atingiu patamares próximos aos 800 inscritos. As propostas, em formatos variados como ilustrações, pintura, gravura, colagem, fotografia e tipografia, revelam a pluralidade da produção gráfica no Brasil”, explica Miriam Lerner, diretora-geral do MCB.

O Prêmio Design MCB adotou o cartaz como peça central de sua comunicação a partir de 1989. Em 1995, passou a realizar sua escolha por meio do concurso que, além de registrar parte do momento vivido pelo design gráfico nacional, também sinaliza a importância e a busca de espaço do cartaz como meio de expressão.

Em 2013, o trabalho vencedor foi criado por Alexandre Lindenberg, Luana Alexandre Graciano e Nathalia Cury, trio que ficou responsável pelo desenvolvimento do layout do banner, convite impresso e eletrônico, camiseta, certificados, adesivos e da identidade da exposição 27º Prêmio Design MCB.