A Seleção Brasileira de Futebol é a primeira a contar com uma solução de hidratação inédita na história do esporte.
Após dois anos de pesquisas, Gatorade, marca parceira de nutrição esportiva da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), desenvolveu soluções personalizadas para os jogadores da equipe de Felipão. Uniu ciência e tecnologia para prover a hidratação dos atletas e informar em tempo real à comissão técnica a condição de nutrição individual de cada um.
O resultado do longo trabalho foi a customização da fórmula de um isotônico para cada jogador e uma garrafa inteligente. A garrafa é individual e nominal e contém um chip que mensura o nível de hidratação de cada atleta, de acordo com a quantidade ingerida do líquido.
As informações coletadas pelo chip são acompanhadas na tela de um tablet, em tempo real, pela comissão técnica, à beira do campo. Os dados são cruzados com os resultados dos testes de suor que têm sido feitos antes e depois de todos os treinos e jogos, desde o início de 2012. Essa análise permite uma recomendação de hidratação de altíssima precisão. “No esporte de alto nível toda e qualquer diferenciação é importante. Isso exige uma busca constante por inovações dentro e fora do campo. A solução personalizada para cada atleta é algo inovador e pode ser uma vantagem competitiva importante para a Seleção Brasileira”, afirma Carlos Aberto Parreira, coordenador técnico da equipe brasileira.
“O cenário do esporte está mudando. As diferenças entre ganhar e perder são cada vez menores, e as equipes estão procurando cada oportunidade de obter vantagem. Personalizar nutrição pode ajudar a dar aos atletas uma vantagem”, disse Asker Jeukendrup, PhD, Diretor Global Senior do GSSI.
Testes
Os estudos com a Seleção Brasileira começaram a ser desenvolvidos por Gatorade há dois anos, quando a comissão técnica visitou o laboratório do GSSI (Gatorade Sports Science Institute), nos Estados Unidos. Desde então, a ciência da marca passou a trabalhar em um projeto para fazer diferença na preparação da Seleção.
Todos os jogadores convocados durante esse período foram submetidos a testes aplicados pelos cientistas do GSSI. Eles estiveram no Brasil e em viagens da Seleção por várias vezes, para avaliar o estado de hidratação, a composição do suor e o volume de líquidos que cada um perdia durante jogos e treinos. Orlando Laitano, professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, foi apontado como o consultor brasileiro do GSSI.
Fórmula personalizada
A partir dos resultados, foi possível desenvolver o isotônico personalizado para cada jogador. Os atletas não fizeram uso apenas durante o treinamento e jogos com a Seleção, mas receberam em suas casas a fórmula exclusiva para seguir com a hidratação no período dedicado aos seus clubes.
Tecnologia na Garrafa
Além da fórmula personalizada, um sistema de rastreamento de hidratação foi desenvolvido pelo GSSI. Cada sistema inclui uma garrafa personalizada com o nome do jogador no topo, um chip que monitora hidratação, carboidratos e eletrólitos, ajudando os jogadores a se manterem hidratados, maximizando o desempenho e recuperação. O exclusivo sistema foi desenvolvido para a Seleção Brasileira de Futebol e deve chegar em breve a outros esportes, como as equipes de futebol americano na National Football League (NFL).
Acompanhamento em Tempo Real
As informações podem ser acessadas pela comissão técnica de um tablet. O novo processo de hidratação funciona da seguinte maneira: os atletas são pesados antes do treino e seus pesos são adicionados ao sistema.
Durante o treino ou um jogo, os jogadores têm de beber suas formulas personalizadas das garrafas. A comissão técnica pode, assim, monitorar o consumo de cada jogador em tempo real e também ajustar o nível de hidratação, com base em perfis pré- testados dos atletas . Depois dos jogos, os jogadores são pesados novamente e o ciclo se torna contínuo, de modo a otimizar hidratação, nutrição e desempenho.
“Esse trabalho nunca foi feito antes na história mundial do esporte. A Seleção Brasileira é a primeira equipe a fazê-lo. É o começo de uma jornada que maximizará o desempenho de muitos atletas. Hoje podemos dizer que o desafio que nos propusemos foi cumprido e que novos estudos e inovação estão à frente”, diz Tiago Pinto, diretor de Marketing da Gatorade Brasil.
Fuel Bar
Gatorade também inovou na forma em que a equipe médica e de nutricionistas da Seleção Brasileira vai entregar os produtos e soluções personalizadas para os jogadores. Na nova Granja Comary (campos de treinamento da CBF), Gatorade criou um Fuel Bar. Trata-se de uma estação completa de nutrição e hidratação, em que os jogadores e técnicos terão acesso a todos os produtos da marca.