O câncer assusta, o seu diagnóstico afeta não só o paciente, mas também seus parentes e amigos. Comove, enquanto une a todos. Após o anúncio, a palavra de ordem é esperança.
Partindo deste pensamento, a agência Africa apresenta a campanha “Unbreakable Hope”, em prol do Graacc e com parceria do designer de joias Ara Vartanian.
A ação de marketing sustentável chega como fonte de inspiração e incentivo para todas as famílias das crianças da instituição que estão na luta por alcançar as chances de cura com qualidade de vida, mostrando que a esperança tem seu valor neste momento.
Mauricio Nahas.
A forma encontrada para isso começa com a transformação do cabelo de pacientes do Graac em diamantes.
Trata-se de um processo de altíssima tecnologia, que cria em laboratório os belíssimos diamantes comercializados pela empresa Brilho Infinito, pertencente ao Grupo Altstut, também parceira nesta ação.
Na natureza os diamantes demoram milhões de anos para se formar, mas em laboratório é possível reduzir este tempo, recriando as condições necessárias. O processo é delicado, as mechas de cabelo são aquecidas até serem carbonizadas.
Rodrigo Zorzi
O material é macerado e prensando até virar uma pastilha que é então submetida a altíssimas pressões para se transformar em diamante. Para finalizar, vem a etapa da lapidação, que transforma a pedra bruta em preciosa, eternizando, assim, os cabelos perdidos na luta contra a doença, transformando-os em símbolo de força e superação.
“O cabelo perdido durante o tratamento é uma das consequências que mais expõe o paciente. Mexe direto com sua autoestima, chama a atenção. Ao transformar esse cabelo em diamante, tornamos em algo positivo. Uma simbologia poderosa, que transforma a fragilidade em força, em valor”, comenta Dr. Sergio Petrilli, um dos fundadores da instituição e Superintendente médico do Hospital.
Convidado pela Africa, Ara Vartanian desenvolveu três anéis que carregam toda esta esperança inquebrável nos diamantes. O designer inovou criando uma espécie de engrenagem que dá movimento à pedra, possibilitando que o diamante fique voltado para cima ou invertido, partindo do conceito que a vida dá voltas.
Os anéis produzidos em ouro branco ou amarelo trazem o diamante criado a partir dos fios de cabelo das crianças do Graacc como pedra principal, acompanhado de outros menores nas opções negro, chocolate ou transparente.
As joias foram doadas ao Graacc e terão 100% de sua venda revertida para a instituição. O fotógrafo Mauricio Nahas foi responsável por registrar as crianças, num momento de descontração, usando as peças.
Maurício Nahas.
As fotos foram apresentadas em seu estúdio para as crianças no dia 29/04, durante evento de lançamento da campanha. Lá, elas viram suas fotos pela primeira vez. Agora, a exposição partirá para o Hospital do Graac.