Em março de 2015, o Solar Impulse 2 sairá do Golfo Pérsico com uma missão: se tornar o primeiro avião a dar a volta ao mundo sem utilizar uma gota de combustível, apenas com energia solar. O seu antecessor, o Solar Impulse, atravessou o Oceano Atlântico e os Estados Unidos de Costa a Costa.
O projeto, criado pelos suíços Bertrand Piccard e André Borschberg, pretende conscientizar a sociedade sobre a necessidade de economizar os recursos energéticos do planeta e mostrar que isso é possível.
Foto: Go 100 Percent.
O modelo Solar Impulse 2, apresentado no mês de abril, possui asas com envergadura maior (72 contra 63,4 metros) e mais células receptoras de energia (17,2 mil contra 12 mil). Com as mudanças, o novo ultraleve passou a ter 2,3 toneladas.
O projeto é resultado de 12 anos de pesquisas e testes de uma equipe de cerca de 90 pessoas, incluindo 30 engenheiros, 25 técnicos e 22 controladores de missão, e do suporte financeiro e tecnológico de mais de cem empresas.
Solvay, Omega, Schindler e ABB são os parceiros principais. Bayer, Altran, SwissRe e Swisscom são os parceiros oficiais.