O maior evento de Cachoeira do Sul foi criado, inicialmente, para assinalar com festa a crescente produtividade das lavouras de arroz e as indústrias do setor instaladas no município. Era a oportunidade de comemorar a abertura da colheita do cereal e o sucesso da produção.
Nas primeiras edições, a feira tinha características mais de festa do que de feira de negócios. Com o passar dos anos, a evolução global da economia forçou uma adequação do perfil da Fenarroz, que se adaptou aos novos momentos, se transformando naturalmente em Feira Nacional do Arroz.
Foi a época do arroz ser valorizado no mundo dos negócios, transformando o evento na grandeza que detém atualmente.
Por consequência deste processo de industrialização do plantio, da colheita e do beneficiamento do arroz, as grandes indústrias do setor fizeram o caminho inverso ao que até então era visível: os fabricantes de novas tecnologias passaram a perseguir a feira de Cachoeira do Sul.
Hoje em dia, as maiores empresas do setor orizícola do Brasil e de vários países do mundo guardam sob sete-chaves suas máquinas, equipamentos e implementos para apresentarem aos clientes durante a Fenarroz.
A edição 2014 da Fennaroz teve início no dia 20/05, no Parque de Exposições Ivan Tavares, e segue até 25/05, com diversas atrações para o público.