A agência Arandas Marketing Boutique foi selecionada pela Petrobras para realizar o evento intitulado “Prosa em Canto: Um Papo animado sobre a tradição no São João”, cujo objetivo foi lançar e anunciar o pacote de patrocínio para diversas cidades, reunindo artistas, imprensa, representantes da sociedade civil, prefeitos e autoridades do Estado da Bahia.
No evento, que aconteceu em Salvador, no último dia 05/06, a Petrobras promoveu um debate com artistas expoentes e representantes do Forró da região – Targino Gondim, Adelmário Coelho e Léo Macedo (banda Estakazero) sobre as questões que envolvem a preservação das manifestações típicas do São João no contexto atual de aculturação da festa.
Hoje o São João já é a segunda data mais importante para o varejo em diversas cidades do Nordeste, perdendo em importância apenas para o Natal. A Petrobras tem contribuído de forma significativa para preservar a festa de São João e suas tradições desde 2005.
O gerente de Comunicação Institucional da Petrobras no Nordeste, Darcles Andrade, informa que o objetivo com o patrocínio das festas juninas é valorizar a tradição e a cultura presentes no São João e garantir que a riqueza das suas manifestações não se perca.
“É fundamental criar mecanismos para manter viva a tradição dos festejos juninos, com a valorização dos artistas locais, comidas típicas, da música, buscando sempre o equilíbrio com os elementos mais modernos presentes hoje nessas festas”, argumenta Darcles.
Em 2014, mais de 130 cidades baianas contarão com o apoio da empresa para a realização das festas. Além da Bahia, os Estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe também terão a parceria da Companhia durante as comemorações realizadas no mês de junho.
“Na Bahia, o São João tem uma importância econômica e cultural muito maior do que o carnaval, considerada a maior festa de rua do planeta. Enquanto o Carnaval é focado apenas em Salvador, as festas juninas acontecem em todo o estado, até nos menores municípios”, analisa Darcles Andrade.