Experiência de Marca

Emboscada da Beats chega ao fim na Copa

Dias antes do início da Copa, a empresa lançou um vídeo de cinco minutos chamado “O jogo antes do jogo”, que mostrava Neymar, Suarez, Mario Goetze, Robin van Persie, Javier “Chicharito” Hernandez, entre outros usando os seus fones.

A aparição de craques da Copa com os fones de ouvido da Beats nos últimos dias levou a Fifa a “banir” o acessório. As imagens das TVs que mostraram Neymar usando Beats verdes como a bandeira brasileira, quando saía do ônibus no Estádio Castelão e os azuis de Luis Suarez lembrando a “celeste olímpica” em volta do pescoço do craque mordedor fizeram a Sony reclamar para os organizadores da Copa no Brasil.

O Mundial vinha sendo uma grande campanha de marketing de emboscada dos fones criados pelo rapper Dr. Dre conhecida por táticas de marketing de emboscada.

53Durante as Olimpíadas de Londres, em 2012, por exemplo, a empresa enviou milhares de fones gratuitamente para alguns dos principais atletas participantes do torneio, como o time de basquete dos Estados Unidos e a delegação inglesa, à revelia da Panasonic, patrocinadora oficial da competição.

Divulgação/Beats.
Neymar conta com o patrocínio pessoal da Beats, agora proibida pela FIFA
Neymar conta com o patrocínio pessoal da Beats, agora proibido pela Fifa.

Dias antes do início da Copa, a empresa  –  adquirida recentemente pela Apple por três bilhões de dólares – lançou um vídeo de cinco minutos chamado “O jogo antes do jogo”, disponível para acesso em http://migre.me/jVXVZ, que mostrava Neymar, Suarez, Mario Goetze, Robin van Persie, Javier “Chicharito” Hernandez e outros jogadores usando seus fones e que alcançou mais de 19 milhões de visualizações no YouTube.

Agora, no momento em que ganhou a TV aberta, a Fifa determinou que os jogadores devem retirar os fones que não sejam da patrocinadora Sony quando estiverem em estádios da Copa para partidas oficiais e eventos com a imprensa – se desejarem, os jogadores poderão utilizar os fones que foram oferecidos gratuitamente pela Sony (Veja aqui). Fora destes locais, os jogadores poderão continuar a utilizar os fones da Beats.

 

Confira também o post “A guerrilha no mercado promocional” e saiba um pouco mais sobre essa estratégia arriscada.